Benefícios da cirurgia de catarata em pacientes com Alzheimer

alzhaimer1_0

Pesquisadores do Hospital Tenon, em Paris, França, descobriram que os pacientes com doença de Alzheimer leve, cuja visão melhorou, após a realização de uma cirurgia de catarata, também apresentaram melhoras de sua capacidade cognitiva, de humor e de qualidade do sono. Segundo a pesquisadora Brigitte Girard, este foi o primeiro estudo a avaliar especificamente se a cirurgia de catarata poderia beneficiar pacientes com Alzheimer. Pesquisas anteriores já tinham revelado que a cirurgia de catarata melhora a qualidade de vida de pacientes idosos com habilidades cognitivas comprometidas pela baixa visão. Para realizar o seu estudo, Girard reuniu dados de trinta e oito pacientes, com idade média de 85 anos. Os participantes apresentavam demência leve devido à doença de Alzheimer. Todos tinham catarata em pelo menos um olho e foram adequadamente tratados por meio da cirurgia de catarata padrão, com o implante de lentes intraoculares, que substituem as lentes naturais dos olhos a fim de proporcionar a correção da visão. Depois da cirurgia, a visão dos participantes melhorou drasticamente para o grupo, menos para um dos pacientes com Alzheimer. Um mês antes da cirurgia, Brigitte Girard avaliou o estado de humor, sinais de depressão, o comportamento, a capacidade de agir de forma independente e as habilidades cognitivas de todos os participantes do estudo.  Três meses depois da cirurgia de catarata, os mesmos quesitos foram reavaliados pela pesquisadora, que encontrou um nível de melhora de 25% no estado cognitivo dos pacientes. Eles apresentaram também um nível maior de entendimento e de respostas apropriadas ao ambiente. O nível de depressão, após a cirurgia de catarata, também foi menor em muitos pacientes. Este nível de melhora foi semelhante ao que ocorre normalmente após uma cirurgia de catarata num idoso que não apresenta demência.  Girard não encontrou alterações no nível de autonomia dos pacientes, isto é, na sua capacidade de agir com independência, após a cirurgia de catarata. Ainda segundo a pesquisadora, os padrões de sono e os problemas de comportamento noturnos dos pacientes com Alzheimer também melhoraram bastante após a cirurgia de catarata.  Estudos anteriores já haviam revelado que quando a catarata é removida, os níveis de melatonina – hormônio regulador do sono – se normalizam. Girard acredita que por este motivo os pacientes com Alzheimer apresentaram melhores padrões de sono. O estudo francês nos revela que uma melhora significativa da visão resulta num clima positivo de mudanças de comportamento dos pacientes com Alzheimer. Esta informação é muito útil quando pensamos em estratégias para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com Alzheimer, de seus familiares e de seus cuidadores.

2 comentários Adicione o seu

  1. Herenice disse:

    Olá gostaria de saber sobre os cuidados que se deve ter ao submeter uma pessoa com demência a cirurgia de catarata, porque minha mãe fez a cirurgia não administraram nenhum sedativo e ela se mexeu me disseram apenas que ouve complicações no momento só pesso a DEUS Para que ela na perca o olho.Sabe sinto que não fui bem orientada antes dos riscos .

    Curtir

    1. Prezada Herenice,

      Depende do grau de demência, a anestesia poderá ser com colírios (tópica) e um tranquilizante leve nos casos leves e com cooperação do paciente.

      Poderá ser utilizado bloqueio (anestesia peribulbar) onde o cirurgião tem maior controle sobre o ato cirúrgico.

      Casos muito avançados a anestesia pode ser geral.

      Independente da anestesia, toda cirurgia tem um risco que varia de caso a caso.

      Solicite uma segunda opinião para ficar mais calma e confiante.

      Sorte!

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

Registre suas dúvidas ou comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s