A visão dupla é comum após a substituição da lente na cirurgia de catarata?

photolibrary_rm_photo_of_blurry_fingers

A diplopia (visão dupla) não é geralmente associada com a cirurgia de catarata, em si, embora possa ocorrer como resultado das injeções de anestésicos, antes da cirurgia. Às vezes, os músculos que movem o olho (músculos extra-oculares) podem ser temporariamente (geralmente) danificados como resultado das injeções para anestesiar o olho antes da cirurgia. Se as necessidades de refração de seus dois olhos são significativamente diferentes (por exemplo, um olho é muito míope e o outro não), você pode experimentar a visão dupla. Um astigmatismo não corrigido em um ou ambos os olhos também pode causar visão dupla. Estas são apenas algumas possibilidades. Em caso de dúvida, sempre é bom ouvir a opinião de vários cirurgiões. Quando o paciente é portador de catarata e utiliza óculos com elevadas dioptrias (graus), deve ser operado com intervalo curto entre as duas cirurgias para evitar diplopia.

6 comentários Adicione o seu

  1. Greter disse:

    Boa tarde Dr. Minha mâe fez cirugia de catarata à uma semana. Ela refere que nos primeiros dias a visâo de longe estava bem mais clar e focada que uma semana depois , onde está enxergando um pouco envasado e sem foco de longe.Já a visão de perto continua igual desde o primeiro dia, n^ão consegue distinguir bem , só bultos. A lente colocada foi multifocal, esperavamos que ela melhorasse tanto de longe como para perto. Por favor, nóa da sua opinião ao respeito ? Obrigada

    Obs: Na primeira revisão a doutora falou que estava tudo bem com a cirugia e que ela deveria estar enxergando também de perto, mas a realidade é que não está.

    Curtir

    1. Greter,

      Não há problema em opinar, porém é necessário saber qual a lente (marca, modelo) que foi implantada, pois existem diferenças entre as lentes multifocais: podem ser bifocais, trifocais, de foco estendido tóricas ou não tóricas.

      O planejamento para o primeiro olho pode ser diferente do segundo, porém nesta hipótese a visão deveria ser boa no mínimo para longe ou para perto. Sendo o primeiro olho (ainda o único operado) e com mais de uma semana de pós-operatório a primeira opção é: não há correção total do grau nem para longe nem para perto, o que poderá ser corrigido com outro procedimento.

      Sempre que houver dúvidas:

      1º) Conversar com o cirurgião

      2º) Ouvir uma segunda opinião de um experto na área para corrigir e continuar a cirurgia no segundo olho.

      Me mantenha informado.

      Sorte!

      Virgilio Centurion

      Curtir

  2. Fabio disse:

    Minha mãe acabou de fazer a cirurgia. Após a retirada do tampão, do colírio, td certinho, queixa-se de visão dupla. A ponto de er a uma certa distância um objeto pra cima e seu reflexo para baixo. Ou dois sofás, duas pessoas. Isso é passageiro ?

    Curtir

    1. Fabio: A visão dupla após cirurgia de catarata é muito pouco comum e deve ser acompanhada por um especialista em estrabismo. Se a visão está normal à opção é tratamento com ortoptica, ou uso de lentes prismáticas, caso não funcione pode ser tratado com cirurgia, nunca antes de seis meses de iniciado o incomodo.
      Cordialmente,
      Virgílio Centurion

      Curtir

  3. apos operado de catarata há anos, passei a sofrer de visão dupla. Isto tem conserto?

    Curtir

    1. Sr. Lindbergh Cupello,

      O problema da visão dupla deve ser orientado por um especialista em estrabismo e se confirmado problema da musculatura extra ocular, poderá ser tratado com uso de prismas ou de cirurgia.

      Não deve ter relação com a catarata operada há anos, a não ser que a visão dupla apareça quando tampe um olho (diplopia monocular).

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

Registre suas dúvidas ou comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s