A lente intraocular saiu do lugar: e agora?

laser-eye-surgery

Operado de catarata com implante de cristalino artificial ou lente intraocular e após um período de tempo que pode variar de semanas a muitos anos, a lente artificial se desloca, ou seja, sai do seu local, tendo como consequência a baixa da visão. O que fazer? Como solucionar esta situação? Existem algumas opções, genericamente falando, que podemos resumir em:

– Opção 1: avaliar a possibilidade de reafixar a mesma lente, o que poderá ser feito, desde que as condições anatômicas propiciem esta opção;

– Opção 2: retirar (explantar) esta lente deslocada e implantar uma nova com características especiais para este segundo implante, o que poderá ser realizado com lente de fixação angular (antes da íris), de fixação iridiana (com sutura) ou de fixação escleral, esta última com utilização de cola orgânica ou cola biológica, o que traz a vantagem de não ser necessário suturar;

– Opção 3: quando, por motivos que se justifiquem não se realiza o implante, resta a opção de lentes de contato de uso contínuo, que pode trazer benefícios em situações muito especiais.

A opinião do cirurgião com exames específicos é fundamental para uma orientação segura.

 

85 comentários Adicione o seu

  1. Jouzilene Martins disse:

    Boa tarde
    Minha mãe fez uma cirurgia ontem. hoje quando fui retirar o curativo percebir q a lente não estava no lugar estava fora do globo ocular o q fazer ?

    Curtir

    1. Jouzilene

      Acho pouco provável o seu diagnóstico de “lente fora do lugar” esteja correto. Por quê? Necessita aparelho especial para fazer este diagnostico e o paciente deveria estar com visão muito comprometida.

      Como está com dúvida: é uma emergência e deve retornar com o cirurgião

      Cordialmente,

      Dr. Virgílio Centurion

      Curtir

  2. Robert disse:

    Prezado Dr. Virgílio Centurion

    Há uns 10 anos mais ou menos fiz transplante de cornea nos dois olhos, por motivo de ceratocone. Posteriormente precisei fazer catarata. Implantei IOL em ambos olhos (monofocais).

    Atualmente, minha visão de um olho está muito ruim, devido embaçamento, principalmente em claridade. Eu utilizo a chamada “monosvisão” para não ter que ficar trocando de óculos.

    Eu já fui no oftalmologista que me operou e inclusive em outros, os exames dão normais. Como pode estarem normais e a visão estar embaçada? Existe algo que eu possa fazer para melhorar este sintoma?

    Agradeço sua atenção.

    Curtir

    1. Robert:

      Transplante de córnea, cirurgia de catarata, monovisão com a visão baixa de um olho (o que enxerga para longe ou de perto?), com exame oftalmológico “normal”?.
      Hipóteses:

      1) Opacificacão da cápsula posterior deste olho já foi realizado?;
      2) OCT de mácula;
      3) Conferir a refração, grau dos óculos.
      Seria esta a minha sequência de raciocínio.
      Converse com seu médico.

      Cordialmente
      Dr. Virgílio Centurion

      Curtir

  3. Joelma RP disse:

    Prezado Dr. Virgílio
    Fiz a operação de catarata em um olho há 4 dias. Tenho miopia alta (-9.0 D), glaucoma e, atualmente, estou com 50 anos.
    A cirurgia foi tranquila e foi implantada uma lente intraocular Alcon AcrySoft.

    Durante esses 4 dias não percebi uma melhora significativa da visão, mas também não houve dor (apenas a vermelhidão normal do olho operado).

    No consultório, após a dilatação da pupila, via durante alguns momentos algo vítreo refletindo e passando diante do meu olho operado. O oftalmologista verificou, por aparelhos apropriados, àquilo que temía-mos.

    Após a facoemulsificação sem complicações intra-operatórias houve o deslocamento tardio espontâneo do complexo lente-intraocular-saco capsular.

    Será agendada uma nova cirurgia para corrigir esse problema. Quais maneiras mais apropriadas para corrigir esse deslocamento da lio:
    – reposicionamento com suturas ou a sua remoção e o implante de uma nova lente com características diferentes?
    – essas suturas são feitas com laser?
    – tem o risco do conjunto lio-saco atingir a retina e prejudicá-la?
    – a lio atual (Alcon) pode ser menor e não apropriada para o tamanho do meu olho com miopia alta?
    – essa lio poderá ser re-colocada sem que “sujeira” (ou depósitos de materiais orgânicos) a tenha impregnado por ter escapado para dentro do olho?
    – tinha algo que eu podia fazer para evitar que o problema ocorresse (não cocei o olho, nem caiu água no olho, não levantei pesos e nem fiz movimentos bruscos)?
    – utilizar o computador para leitura, nos dias após a cirurgia, pode ter contribuído para esse quadro?

    Curtir

    1. Prezada Joelma,

      Respondendo aos seus questionamentos:

      – Descolamento “tardio” espontâneo do complexo da lente intraocular – saco capsular: talvez o diagnóstico tenha que ser “corrigido”: não é tardio perceber este tipo de complicação dentro da primeira semana pós-operatória.

      – Com este diagnóstico, o mais provável tratamento cirúrgico será a fixação escleral com cola ou sutura, de acordo com a preferência e experiência do cirurgião.

      – Em relação à lente com o diagnóstico apresentado, deverá ser trocada por lente de 3 peças. Não é utilizado laser nas cirurgias complicadas de catarata.

      – O olho míope geralmente tem predisposição a problemas de retina, que podem ser potencializados por cirurgias que não transcorram dentro da normalidade.

      – O uso do computador não influencia no diagnóstico da complicação pós-operatória.

      Sorte!

      Virgilio Centurion

      Curtir

  4. Roosevelt Derossi Lomba disse:

    Prezado Dr. Virgilio,
    Agradeço pela oportunidade de oferecer ao publico um site maravilhoso o
    qual foi-me de muita utilidade. Tenho pesquisado bastante como leigo muitos sites similares pois minha LIO se deslocou um pouco ( talvez 01 mm), sendo não grave e desconhecendo eu mesmo a razão. Pode ser pressão intraocular alta( que nunca tive em situações normais) alguma situação de trauma ( que não identifiquei) ou do próprio organismo ou ainda, a própria estrutura da LIO. A cirurgia de explantação da LIO e a recolocação de uma substituta pode ser feita mas há certos riscos. Como os sites nesse aspecto não vão a fundo clareando a situação com uma explicação clara das possíveis razões, estatísticas, procedimentos incluindo os riscos na cirurgia, conclui que o percentual desse acontecimento deveras é muito pequeno, ” raro” , “rarissimo”, sem uma demonstração efetiva da Medicina porque isto ( o deslocamento ) de fato ocorre. As taxas segundo li de um dos estudos, talvez um Mestrado em Portugal, são de 0.3 & a 1.8 % dos pacientes.O estudo conclui que há muito a ser descoberto nessa área e torço que os estudiosos e fabricantes de lentes tenham sucesso para melhorar essa situação no futuro para os pacientes. Infelizmente eu entrei nessa triste estatística e ainda não resolvi qual será a minha decisão quanto a possível cirurgia já que há riscos mesmo sem que eu tenha qualquer outro problema orgânico a não ser a própria catarata. Quando mencionei acima , fabricante de lentes, talvez eles tenham que alterar a forma de fabricação de lentes . Em vez serem duas hastes a lente passaria a ter três hastes pois um disco ( com 03 hastes) não deixaria de modo algum que a lente gire e corra para uma das áreas sem a haste. Não entendo muito disso mas a maior preocupação é de que se apenas 01 % de acontecimento significa 01 em cada 100 implantados, também o será de 10 a cada 1000 implantados ou ainda mais: de 100 implantados a cada 10.000 implantados. Como é crescente e altamente e positiva a implantação de LIOs, imaginemos uma população de milhões. de pacientes no mundo todo .
    Então será esse um grande desafio para a Medicina ( Mundial )e fabricantes de lentes resolverem essa situação.
    Enquanto isso não acontece nos centros de pesquisas, e se tiver algum comentário que possa me servir de orientação ( no meu caso especifico) , ficaria muito grato.
    Sds, Roosevelt

    Curtir

    1. Prezado Sr. Roosevelt,

      Existem várias causa de deslocamento da lente intraocular e também existem várias soluções.

      A melhor conduta é ouvir uma segunda opinião com especialista em cirurgia de catarata, que após exames complementares irá aconselhar a melhor opção.

      É um tema que deve focalizar na provável causa e a melhor opção de tratamento.

      Cordialmente,
      Virgilio Centurion

      Curtir

  5. Adriano Gomes Barbosa disse:

    Boa tarde Doutor Virgilio, tenho 60 anos, fiz ha alguns anos a cirurgia de catarata no olho esquerdo numa ONG especializada aqui em minha cidade, foi uma cirurgia com facoemulsificação, paga, mas ocorreram os seguintes “incidentes”: No Centro cirúrgico, ao ser anestesiado, o anestesista parou munha anestesia para atender ao celular (?), ouvi que sua mãe o estava esperando para viajarem, pois era um fim de semana prolongado. Durante a cirurgia, ouvi o médico diser que meu cristalino era muito duro e tiveram que fazer um procedimento de desintegração e sucção do mesmo, esse procedimento durou um pouco mais de tempo e quando começou a dar os pontos (eu acho) comecei a sentir dor a cada clic que ouvia, não temos como conter reflexos mas fiz o possível, percebí que o cirurgião ficou bem assustado, mais que eu até e percebí que o anestesista já não se encontrava mais no C.C., já havia ido viajar…enfim a cirurgia prosseguiu até o fim com o paciente sentindo dor, Qual seria o procedimento correto no caso ? Minha visão nunca ficou 100%, me mandaram fazer iag laser, o que fiz aqui no H.U, houve uma melhora, mas a visão nunca ficou boa, vejo fantasmas, sombras, imagens duplas, a que o Sr atribui isso, e como resolver?

    Curtir

    1. Prezado Sr. Adriano,

      O problema da sua queixa em relação ao anestesista, nada tem a ver com o próprio problema visual.

      O Yag laser é um tratamento indicado quando no pós-operatório é diagnosticado opacificação da cápsula posterior. Este problema pode acontecer com qualquer tipo de lente e a recuperação visual frequentemente é total. Caso continue com “sombras”, “fantasma”, “visão dupla” deve falar com o cirurgião ou ouvir uma segunda opinião. Me parece que pode ter astigmatismo residual, que pode ser corrigido com prescrição de óculos.

      Cordialmente,
      Virgilio Centurion

      Curtir

  6. Luiz Fernando disse:

    Dr. Minha mãe fez a cirurgia pelo SUS e a visão dela ficou pior do que estava e a cada dia que passa ela enxerga menos. Após a cirurgia, consultando diversos oculistas, todos eles dizem que a lente que o SUS fornece é de péssima qualidade e que a cirurgia não tem reversão e não há como retirar esta lente. O sr. poderia confirmar se é possível retirar e colocar outra? Embora tenhamos poucas condições financeiras, estamos dispostos a fazer alguns sacrifícios e pagar o preço que for preciso para a retirada dessa lente para colocar outra antes que não haja mais tempo. Poderia confirmar se é possível?

    Curtir

    1. Prezado Luis Fernando,

      Vamos analisar a sua consulta:

      1º) A visão pior após a cirurgia pode ser devido a problemas relacionados ao olho (catarata muito avançada), à técnica cirurgia e à lente intraocular. Para ter o diagnóstico correto é necessário uma consulta com especialista em cirurgia de catarata.

      2º) Não acredito que a lente fornecida pelo SUS seja de péssima qualidade, porque tem que ser uma lente aprovada pela ANVISA e os fornecedores ou fabricantes são submetidos a controles de qualidade.

      3º) Toda lente, por princípio, pode ser retirada; porém é muito raro que seja pela qualidade da mesma.

      Em resumo, consultar com um especialista em cirurgia de catarata, ter um rumo e resolver o problema da paciente. Decidir se é necessário nova cirurgia.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  7. Leiliane disse:

    Bom dia, Dr. Virgilio!
    Meu pai tem 80 anos e no final de 2015 fez a cirurgia de catarata nos dois olhos com intervalo de 15 dias.
    No direito correu tudo bem, mas no esquerdo sentiu uma dor fortíssima após aplicação do colírio pós cirúrgico. O olho ficou muito vermelho ainda no mesmo dia, porém melhorou depois.
    Foram implantadas LIOs para corrigir a visão “de longe”, mas continua sendo necessário o uso dos óculos que foram prescritos por um segundo oftalmo não muito tempo após a cirurgia.
    Esse mesmo profissional afirmou que a cirurgia do primeiro estava ok, porém os óculos indicados têm a lente esquerda bem mais espessa. A explicação do médico foi que os olhos não estavam mais “unindo as imagens”, sendo que isso não era uma consequência da cirurgia de catarata.
    Entretanto meu pai reclamou poucos meses depois que os óculos estavam com o grau errado, mas não fizemos mais nada.
    Recentemente, porém, começou a reclamar da visão muito embaçada e igual com ou sem óculos.
    Retornei ao oftalmologista que prescreveu os óculos, que diagnosticou o problema como opacificação da cápsula e indicou o yag laser.
    Achei prudente retornar ao primeiro especialista por se tratar de uma complicação da cirurgia de catarata que ele realizou e este confirmou a necessidade do laser.
    Na mesma hora realizou “a limpeza”, entretanto até agora (24 horas depois), meu pai continua com a visão esquerda embaçada, sendo que a direita está ótima.
    Estou bastante preocupada.
    Será que pode ter havido falha na cirurgia de catarata? Ou deslocamento da LIO? Ou será que a alguma condição não verificada?
    Desde já muitíssimo obrigada e desculpa os termos leigos!!!
    E parabéns pelo ótimo blog!!!

    Curtir

    1. Prezada Leiliane,

      Se eu compreendi corretamente temos;

      1) O olho direito operado de catarata e sem problemas de visão com óculos.

      2) O olho esquerdo, que apresentou opacificação da cápsula posterior (que não é consequência de complicação da cirurgia!!) e continua com visão turva, porém o grau é mais forte (“lente mais espessa”) e não consegue juntar as imagens.

      Sugestão: após o laser: conferir o grau de óculos. Se estiver tudo ok, problema resolvido. Se a visão não melhorar tem que fazer exames da mácula. Se esta estiver sem problemas, tem que corrigir o grau do olho esquerdo com outro procedimento cirúrgico.

      Leiliane, o caso não parece complicado; uma segunda opinião com um especialista em catarata sempre é recomendável.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  8. Lisiane Sandra Bartmann disse:

    Minha mãe fez uma cirurgia de catarata no olho esquerdo,passados seis meses, o médico dela, numa revisão viu que a lente está deslocada que deverá fazer outra cirurgia, tem algum risco de ela perder a visão por completa, levando -se em conta que já se passou muito tempo? Minha mãe disse que tem uma névoa nesse olho, enxerga , mas não é uma visão limpa, aguardo sua resposta, desde já muito obrigada.

    Curtir

    1. Prezada Lisiane,

      Se o cirurgião decide que a lente deve ser reposicionada ou até trocada, deve seguir a orientação do profissional. Pelo relato, será a maneira de melhorar a visão e evitar outras complicações.

      Uma segunda opinião sempre é válida.

      Atenciosamente,

      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  9. Mauricio Dimas Trevisani disse:

    Fiz implante de lentes Model: TFNTOO POWER da Alcon, já fazem 3 meses, desde então quando fixo um objeto próximo, 30 a 50 cm, parece que estou enxergando por dentro de um tubo, aparecem sombras em semi circunferência nas laterais externas dos olhos, dos dois, tem ficado pior. Alem disso tenho um sensação de aperto nos olhos com fixo a visão em algo. O que pode estar acontecendo, meu médico diz que é tudo normal, mas em conversa com outros implantados, estes me relataram estar enxergando bem desde o primeiro dia. Como devo proceder

    Curtir

    1. Prezado Mauricio,

      Os sintomas referidos podem aparecer com qualquer tipo de lente, tem o nome de disfotopsia negativa.

      É muito pouco comum, nada tem com a lente, que é ótima.

      Na maioria das vezes, se resolve com o tempo (de 6 meses a 1 ano). Se não melhorar, poderá ser trocada a lente.

      Acredito que não deva ser tomada nenhuma atitude intempestiva.

      Observar e uma segunda opinião é saudável.

      Atenciosamente,

      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  10. Sônia Rodrigues disse:

    Bom dia Doutor meu fez uma cirurgia de catarata tem um mês ja passou por todas revisão e continua contido desconforto e dor no fundo do Olho Ele colocou a lente tô rica por favor me de sua opinião obrigado.

    Curtir

    1. Prezada Sônia,

      A dor e desconforto devem ser resolvidos, pois é muito fora da rotina.

      Nada tem a ver com o modelo, tórica, da lente intraocular que é excelente!

      Caso não resolva, sempre é bom uma segunda opinião.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  11. José Guilherme Sgarbi disse:

    Doutor, fiz a cirurgia faz 26 dias, a uns 10 dias surgiram moscas …muitas …isso me incomoda muito…que devo fazer….estou arrependido de ter feito a cirurgia ….

    Curtir

    1. Prezado José Guilherme,

      As “moscas” podem ser consequência da inflamação pós-operatória, normal no período imediato à cirurgia. Pode ser parte da cicatrização.

      A segunda possibilidade é que as “mocas” já existiam antes da cirurgia e agora são mais visíveis. Podem ser tratadas. Fale com o seu médico.

      O seu “arrependimento” por ter sido operado não tem sentido, pois a catarata piora sempre até haver perda total da visão e a única solução é a cirurgia.

      Ânimo! Fale com o seu médico e caso necessário ouça uma segunda opinião.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  12. Maria Tereza Forte disse:

    Prezado Dr. Virgilio,
    Minha mae acabou de sofrer uma cirurgia de catarata (hoje) e ao pingar o colirio vejo nitidamente a lente fora do centro do olho. O olho operado foi o direito e vejo essa lente acima e a esquerda do olho, sendo que somente a sua borda inferior passa pelo centro do olho.
    Alem de referir dor ela tambem refere que enxerga uns pontinhos na visão.
    Por favor me ajude,

    Grata

    Maria Tereza

    Curtir

    1. Prezada Maria Tereza,

      Acredito que seja impossível alguém “ver a lente” fora do local correto sem aparelhos apropriados.

      Fale com o médico para explicar porque a diferença entre os dois olhos. Não deve ser nada grave, pois não se queixa da visão.

      Caso necessário, ouça uma segunda opinião.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  13. Marlene d Gomes disse:

    Boas noite.
    Minha mãe fez a cirurgia de catarata. Foi complicada e demorada, primeiro só retiraram as cataratas e como demorou muito, sua pressão arterial subiu e a lente não fixava no lugar.
    Então o médico marcou outra para depois de 1 mês para colocar a lente.
    Foi uma cirurgia complicada e demorada. Depois de uma semana ela começou a sentir fortes dores nos olhos e de cabeca. Vomitos, e o médico falou que a pressão ocular estava altissima.
    Receitou colirios e pediu para voltar no dia seguinte e então foi constatado que a lente está fora. Ela portanto não quer operar de novo, pois tem 86 anos e falou que foi muito sofrimento. A pergunta é a seguinte.
    Se não operar, corre risco de perder a visão total? Hoje ela está enxergando embassado.
    Agradeço antecipadamente.
    MArlene

    Curtir

    1. Prezada Marlene,

      Duas cirurgias complicadas em 30 dias e a lente “está fora” … do lugar que deveria estar. Com estas informações acredito que a cirurgia é necessária, porém a paciente deve ouvir uma segunda opinião de um cirurgião expert em catarata, pois com o tempo, poderá piorar e ser submetida a cirurgia em piores condições.

      Sorte!

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  14. José guilherme sgarbi disse:

    Fiz uma cirurgia de catarata faz 4 dias…tudo ocorreu bem…mas as letras ficam sobreposta …gdo olho na tv …isso vai melhorar ou sumir com o tempo

    Curtir

    1. Prezado José Guilherme,

      1º) Discutir com o seu médico!

      2º) Muito cedo para ter o resultado final da visão e da refração.

      3º) Se o cirurgião disser que a cirurgia foi sem intercorrências, é aguardar pelo menos 4 semanas.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  15. acassio pires disse:

    Depois de um trauma no olho , a lente intraocular deslocou-se mais de 50% para fora do cristalino, que orientação teria à mim ?

    Curtir

    1. Prezado Acassio,

      Existem várias formas ou graus de luxação do cristalino artificial ou lente intraocular, por este motivo deve ter uma segunda opinião com um especialista em cirurgia de catarata.

      As opções vão desde tentar uma “recolocação” ou fixação, da lente implantada, até explante (retirada) da lente com novo implante e outras mais apropriadas para o seu caso.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  16. Clea disse:

    Dr Minha mãe fez a cirurgia e ela tirou o tampão e não abriu o olho pois o nervo não respondia para abrir qd fui colocar o colirio estava com o olho pregado então eu abrir e vi uma espécie de bolha depois de três horas novamente qd fui colocar o colirio de novo dava pra ver algo como se a lente estivesse na parte de cima e ela diz que não ver nada..Estou muito angustiada

    Curtir

    1. Prezada Clea,

      A primeira atitude é pedir explicação ao cirurgião.

      Segundo, a bolha pode ser colocada como parte do tratamento quando a cirurgia apresentou algum tipo de dificuldade. Nestes casos é aconselhável ouvir o cirurgião e em caso de dúvida, não demore em procurar uma segunda opinião.

      É quase impossível ver a lente sem equipamentos apropriados.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  17. Sabrina disse:

    Boa tarde!
    Dr. minha mãe realizou a cirurgia de retirada da catarata, mas a medica não colocou lente, pois disse que havia muita catarata. Então vai esperar curar e realizar a colocação da lente. Isso é usual? Ela já voltou ao consultório e ocorreu tudo bem na cirurgia.

    Curtir

    1. Prezada Sabrina,

      A resposta a sua pergunta é: não é usual. É muito pouco frequente.

      Deve ouvir uma segunda opinião para manter a confiança no próximo procedimento.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  18. Parabens Dr., q Deus continue s/bençãos = meu olho direito implantado p/sr. é otimo, estou me encorajando p/ explante de lente opacificada olho esquerdo,um abração

    Curtir

    1. Prezada Elza,

      Amiga da casa. Obrigado pelas palavras.

      Abraços,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  19. Eunice disse:

    Dr. Virgilio, fiz cirurgia de catarata no olho esquerdo mas o cristalino estava deslocado. Foi em 09 de fevereiro. Passados três meses e estou vendo tudo muito embacado com este olho além de uma sensação muito ruim, parece que focos de luminosidade.
    Atrapalha muito a visão com o outro olho. Será que eu vou voltar a enxergar normalmente ou ,pelo menos, vai melhorar? Muito obrigada por sua atenção.

    Curtir

    1. Prezada Eunice,

      Não entendi “o cristalino estava deslocado”, não sei o que foi feito; pois se a luxação foi corrigida já deveria estar com visão próxima do normal.

      Escute uma segunda opinião e me faça o comentário após esta consulta.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  20. Tatiane Rocha disse:

    Dr Virgílio, Boa noite!

    Meu marido tem 39 anos, sofreu um descolamento de retina há dois anos, devido a alta miopia. Operou e tudo ok com a retina. Mas com a perda do vitrio, foi utilizado o silicone no lugar.

    Depois deste intervalo de 2 anos, desenvolveu uma catarata, que já estava avançada.

    Ele fez a cirurgia da catarata, mas a lente intraocular saiu do lugar, em 1 semana. Com isso, optamos em realizar outra cirurgia para substituir essa lente.

    Entre a primeira e a segunda cirurgia para fixação da lente, foram 30 dias de intervalo.

    Mas já tem 20 dias, de pós cirúrgico, e a visão dele não ficou 100%.

    O medico informou que houve uma inflamação/irritação, devido ao gel utilizado para a troca da lente. Mas com repouso e aplicação dos colírios, esse quadro iria melhorar.

    Atualmente ele está enxergando de forma embaçada, só enxerga letras “garrafais”, não possui nitidez nas imagens, e alega que as cores claras, parecem mais claras do que é.

    Mas quando fez o exame na máquina para ver o grau, saiu zerado.

    Eu não entendo… Como pode não ter grau, e enxergar tão mal?

    Poderia me ajudar a entender, baseado na sua experiencia, o que pode ter acontecido e se com o tempo a vista dele vai melhorar?

    Tudo isso aconteceu somente com o olho direito dele.

    Obrigada.

    Curtir

    1. Prezada Tatiane,

      Em primeiro lugar o seu marido é portador de alta miopia, estes olhos são particularmente sensíveis e podem apresentar problemas relacionados à alta miopia, como lesão na mácula, glaucoma, descolamento de retina, catarata, etc.

      Operado da retina, com óleo de silicone, catarata com luxação da lente … são uma série de eventos que ainda que bem tratados, podem deixar sequelas, entre elas, baixa da visão que nada tem a ver com o grau de óculos que precisaria utilizar (no caso é zero).

      Se o médico que acompanha o caso diz que tudo vai bem, nada a fazer do ponto de vista da cirurgia; o procedimento é observar por + 6 meses e a seguir fazer uma nova avaliação.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  21. Fabiano Souza disse:

    Bom dia Dr.

    Tenho um dúvida sobre a cirurgia de catarata. Fiz a cirurgia no dia 03 de Fevereiro de 2017 e no olho esquerdo tinha um grau baixo de astigmatismo – 0,50, e fiz implante da LIO Tórica, Achei até estranho porque se fosse a lente comum não teria sido necessário pagar 4 mil reais por essa lente. E hoje tenho astigmatismo de -0,75 para longe e perto, Sendo que a miopia nesse olho antes da cirurgia era de -3,00. Me senti lesado, indignado por ter pago tão caro e ter ficado pior que antes. O que o senhor acha que aconteceu, baseando em sua experiência? Abraços.

    Curtir

    1. Prezado Fabiano,

      A ciência médica não é exata e os resultados nem sempre são tão previsíveis.

      Se você tinha -3.00 de miopia e agora você tem -0.75 de astigmatismo houve uma melhora considerável. Na maioria das vezes este astigmatismo pós cirurgia vai desaparecendo lentamente em + 90 dias ou até mais. Por isso, é bom ser paciente.

      Se se tornar incomodo (sintomático) discuta com seu médico ou tenha uma segunda opinião, pois poderá ser corrigido com laser. Não faça nada com muita pressa.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  22. marta balbi disse:

    Dr. Virgilio, boa noite! Se possível, gostaria de uma sua opinião,
    Em julho/ 16 operei catarata olho esquerdo – após dois meses, a noite, direcionando a visão para luz branca enxergo um círculo. Falou-se em olho seco, prescrito lubrificante, já troquei por 3 tipos diferentes e ainda continua. Em outubro fiz olho direito, Inicio dezembro prescrito óculos.
    Poucas moscas volantes, ardência ,pálpebras pesadas, sensibilidade a claridade e orientada para continuar usando o lubrificante que desaparecia esses sintomas.
    Devido a visão do círculo em dezembro feito mapeamento retina e ultrassonografia ambos olhos – o resultado foi vítreo de ambos os olhos com poucos ecos puntiformes de baixa refletividade e
    alta mobilidade. Impressão sinérese vítrea.
    O tempo está correndo e os sintomas não desparecem e há 10 dias surgiu no segundo olho-direito operado em outubro, no canto externo uma nuvenzinha acompanhada de uma sombra escura tipo uma “aranhazinha”. Retornei ao médico que fez uma ultrassonografia e disse ser pelo
    gel vítreo e continuar usando o lubrificante, que a recuperação é lenta e esperar mais um pouco.
    Falou-se em possibilidade a frente de aplicação de raio laser pra uma limpeza.
    Estou insegura, pois aqui pela internet venho pesquisando sobre o assunto, por isto que encontrei esse seu blog, e vi que o uso de laser não garante que outras moscas volantes surgirão.
    Sobre posicionamento das lentes disse estão corretas. A visão está boa.
    A questão são essas minhas queixas sobre esses sintomas que me parecem estarem demorando a desaparecer. Pergunto a várias pessoas que fizeram essa cirurgia e todas dizem estarem normal. A ardência é demais e claridade muito incomodo. Fiz óculos fotocromático que ajuda,mas estou preocupadíssima e ansiosa. Talvez possa me dar uma opinião se é assim mesmo ou se procuro outro oftalmo, etc. Fico, grata pela sua atenção.

    Curtir

    1. Prezada Marta,

      Desculpe-me pela demora de resposta, estava em viagem.

      Em relação a suas queixas, pós cirurgia de catarata:

      1º) Ardência: pode ser devido ao olho seco, que se não resolve com medicação rotineira deve ser tratado com especialista.

      2º) Visão de nuvens, círculos, moscas, geralmente é por DVP – descolamento de vítreo posterior, que já pode estar presente antes da cirurgia e que fica evidente quando a visão melhora após a cirurgia da catarata. É muito frequente!!

      Em caso de dúvida, tenha uma segunda opinião, mais com a visão boa as notícias devem ser ótimas.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  23. carlos justino neto disse:

    Boa noite, fiz uma operação de cataratas no olho esquerdo dia 22/02/17. Porém, no mesmo dia notei que ao olhar para a direita aparece uma sombra, reflexo ou meia-lua do lado esquerdo do olho e que voltando o olhar à frente desaparece, De que se trata, é grave, tem solução?

    Curtir

    1. Carlos: Essa sombra em meia lua tem o nome de disfotopsia negativa e quando aparece se sugere aguardar ±6 meses para tomar uma atitude , que provavelmente é cirúrgica. Consulte seu cirurgião ou procure uma segunda opinião com especialista em catarata. Na minha experiência, na maioria das vezes desaparece espontaneamente.
      Cordialmente,
      Virgílio Centurion

      Curtir

  24. Marisol Patriota Silva disse:

    Doutor Vigilio operei de catarata no final do ano retrasado e início do ano passado,as cirurgias foram maravilhosas e os pós cirúrgicos também mas semana passada senti que não estava enxergando bem com a vista esquerda e me dei conta que a lente possa ter saído do lugar,já que a catarata não volta, esqueci de citar que sou alto míope,minha pergunta é preciso urgência em procurar colocar a lente no lugar?A pergunta se deve por eu estar desempregada,aí já viu,vem consulta e pelo que entendi exames e até cirurgia
    Os senhor pode me responder se posso aguardar um pouco ou não?Obrigada e espero ter sido clara.

    Curtir

    1. Estimada Marisol,

      1º) Você deve procurar um oftalmologista em caráter de urgência.

      2º) Operada de catarata e alto míope não pode esperar.

      A lente “sair do lugar” é muito difícil …

      3º) Me retorne com o diagnóstico do seu oftalmologista.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

      1. Marisol Patriota Silva disse:

        Doutor Vigilio obrigada por me responder,eu já havia marcado uma consulta antes da sua resposta, graças a Deus não estava com dor ou desconforto mas sem enxergar bem com olho esquerdo, usando o óculos mas a secretária me disse que só tinha vaga para o dia 15 de março, mesmo eu explicando o motivo da consulta,marquei e essa semana a visão se normalizou,mas ainda assim eu vou na doutora para descobrir o que houve,se a pressão desse olho estaria alta ou que pode ter levado eu ficar alguns dias com a visão baixa nesse olho,quer dizer mais baixa.Obrigada por me responder, quando eu tiver a resposta fa doutora volto a fazer contato.Que Deus todo poderoso esteja com o senhor e mais uma vez obrigada. Bom Carnaval.

        Curtir

  25. Rosilma disse:

    Oi Dr minha sobrinha fez uma cirurgia de catarata a 2anos,mais a lente dela deslocou,gostaria de saber se demorar muito pra levar pro especialista de o olho pode prejudicar sua visão???Desde de já agradeço abraço.Parabéns pelo seu trabalho.

    Curtir

    1. Estimada Rosilma,

      Deve procurar um cirurgião de catarata o mais rápido possível.

      A demora pode ser muito prejudicial!

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  26. Katia Machado disse:

    Boa noite dr com
    Virgílio. Fiz cirurgia de catarata a dois dias. Estou enxergando perfeitamente. Porém sinto como se a lente intra ocular tivesse se deslocado. Fui ao medico que me operou e ele disse que está tudo bem. Mas quando olho no espelho da a impressão que vejo a lente deslocada para cima. .Será que é só impressao e que logo voltara tudo ao norvalho. ?agradeço antecipadamente pela sua atenção.

    Curtir

    1. Sra. Katia Machado,

      1º) É impossível você conseguir ver a lente intraocular, no local apropriado ou fora do local.

      2º) É pouco provável que a lente esteja deslocada com visão normal.

      Parabéns ao seu médico!!

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  27. OLA ; FIZ UMA CIRURGIA DE CATARATA E JA TINHA TIDO UMA INFECÇÃO DE TAXOPLASMOSE NESSE OLHO, ESSA JA E TERCEIRA PARA REPOSICIONAR A LENTE , SO QUE DESSA VEZ VEJO A LENTE E VEJO TAMBEM QUANDO ELA SE MECHE ,PODERIA ME DIZER SE ISSO E COSTUMEIRO ACONTECER E SE TEM CHANCES DE ENXERGAR BEM?

    Curtir

    1. Sr. Eduardo Fernandes Figueiredo,

      1º) Não acredito que a lente fora da posição correta seja devido à toxoplasmose.

      2º) Lente deslocada é um fato muito pouco frequente, para ficar menos preocupado procure uma segunda opinião com um especialista em catarata.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  28. Eduardo FernAndes Figueiredo disse:

    ola ,fiz uma cirurgia de catarata no olho direito e ja tinha tido uma infecção de taxoplasmose nesse olho, ja terceira vez que faço para reposicionar a lente , so que dessa vez estou vendo a lente conforme olho para cima e vejo ela se mover. Pode me dar ma posição sobre isso, se é costumeiro acontecer? E se tem chances de voltar enxergar bem?

    Curtir

  29. Ana Corbal disse:

    Operada há 40 dias. Facectomia bilateral com intervalo de 48h. Colocação lente Torica . Há 20 dias sombra esbranquiçada tipo meia lua com a movimentação dos olhos para dentro e para fora. Necessidade de fechar e apertar os olhos quando estou lendo devido a oscilação de nitidez das letras. Gostaria de sua opinião . Obrigada

    Curtir

    1. Estimada Ana Corbal,

      Sombra, tipo “meia lua” pode acontecer com qualquer modelo de lente, incluindo lentes tóricas.

      Apesar de ser uma queixa muito pouco frequente, se a cirurgia não teve nenhuma intercorrência, deve-se aguardar no mínimo 90 dias, pois a tendência é desaparecer de maneira espontânea.

      Em relação à nitidez da visão de perto é necessário saber se está com lente tórica monofocal (necessita óculos para perto) ou multifocal (pouco frequente o uso dos óculos). Converse com seu médico.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  30. Juliana disse:

    Boa noite,
    Fiz cirurgia de catarata e alguns dias depois comecei sentir um desconforto muito grande. Meu médico disse que a lente descentrou e vai ter que explantar a lente fazendo a reposição da lente só que dessa vez na íris. Não estou certa de que quero fazer isso pois tenho medo de ficar ainda pior. Minha visão está bem embaçada é como se eu não tivesse feito a cirurgia.

    Curtir

    1. Estimada Juliana,

      Desculpe-me pelo atraso, estava participando de um congresso de oftalmologia fora do país.

      Descentração da lente deve ser tratada o mais rápido possível, antes que apareçam outras complicações. É uma situação pouco frequente, não desejada por nenhum cirurgião, e a sua correção costuma ser efetiva e sem sequelas.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  31. António Augusto da Silva Costa disse:

    Boa noite Dr Virgilio. Foi-me feita uma cirurgia a uma catarata no olho direito à cerca de dois anos. Agora fui operado e fizeram- me uma vitrctomia. Presentemente a lente colocada deslocou-se e em diversas posições vejo uma sombra. Fui ao oftalmologista e disse- que teria de fazer nova cirurgia para substituir a lente. Será que tudo ficará bem? Muito obrigado e os meus cumprimentos. António Costa

    Curtir

    1. Estimado Antonio Augusto da Silva Costa,

      Desculpe-me pelo atraso, estava participando de um congresso de oftalmologia fora do país.

      Podemos dizer que este olho direito é um pouco “diferente”: 1º) catarata; 2º) vitrectomia; 3º) deslocamento (luxação) da lente.

      Não desista, deve seguir a orientação do cirurgião ou procurar uma segunda opinião para se sentir mais seguro e realizar a cirurgia.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  32. António Augusto da Silva Costa disse:

    Fiz uma vitrctomia ao olho direito, tudo correu bem, mas passados uns meses a lente que tinha de uma cirurgia a uma catarata deslocou-se e agora em certas posições vejo uma cortina que me diminui a visão. Será que posso ser novamente operado e trocar a lente? Muito obrigado pelo pedido de informação.

    Curtir

  33. Bruno Vilarinho disse:

    Minha mãe fez uma cirurgia de catarata no olho direito, um dia depos observei q a lente esta fora do lugar. O que ela deve fazer? É normal isso ocorrer, tem q ser feito uma nova cirurgia. A lente se encontra na parte de cima e nao desce.

    Curtir

    1. Sr. Bruno Vilarinho,

      Não há possibilidade que se faça o diagnóstico de lente intraocular fora do local apropriado sem ter equipamento profissional adequado e com treinamento para seu uso.

      Deve procurar, urgente, o médico cirurgião para esclarecer a sua dúvida.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  34. Lilia disse:

    Gostaria de saber !se a lente artificial de catarata sair do lugar tem risco algum ?
    Se não colocou esta lente o paciente consegue enchergar alguma coisa?
    Por favor me ajuda?

    Curtir

    1. Sra. Lilia,

      Por problemas no sistema, estamos respondendo hoje seu comentário datado em 27/07/16. Desculpe-nos pelo inconveniente.

      A lente intraocular pode sair do local por diversos motivos; problema durante a cirurgia, características do olho, problemas com a lente, etc.

      Deve realizar exames específicos para cada caso e deve ser realizada a reposição da lente ou a retirada da lente e o implante de uma nova. Não pode ficar sem lente para não comprometer a qualidade de visão.

      É importante procurar uma segunda opinião com um cirurgião experiente.

      Cordialmente,
      Virgilio Centurion

      Curtir

  35. Cristiana Santos disse:

    Boa Tarde Dr. Virgílio

    Eu fui operada e coloquei lentes intra-oculares, há dias notei que no olho esquerdo a lente mudava de posição não estando sempre simétrica com a outra. Eu noto isso porque a minha lente tem duas extremidades com um semicirculo. Quando a lente roda eu posso senti-la? Foi-me dito que o facto de ela rodar pode provocar ferimento na cornea? Eu sinto a sensação de um corpo estranho no olho há mais de 5 dias e ja lavei com agua apliquei gotas etc e não desaparece. Há a possibilidade de sentir a lente e ser isso ou ter aliejado e sentir essa abrasao?

    Curtir

    1. Sra. Cristina Santos,

      Talvez um bom conselho seja tentar não interpretar o que está sentindo (sensação é subjetiva) e sim discutir com o cirurgião ou pedir uma segunda opinião com outro profissional com experiência neste tipo de cirurgia.

      Alguns pontos dos seus questionamentos:

      1) Não há possibilidade de “sentir a lente”.

      2) A lente pode provocar lesão da córnea …, quando está totalmente fora do local adequado e geralmente após cirurgias complicadas.

      3) A sensação de corpo estranho é comum no pós-operatório devido à cicatrização da incisão (corte) realizada na córnea para retirar a catarata e implantar a lente. A duração deste sintoma é variável.

      4) O que a senhora chama de “não estar simétrica” em relação a visão pode ser explicado por um fenômeno chamado de dominância ocular.

      Portanto, deve falar: 1°) com o cirurgião e pode mostrar esta opinião minha.
      2°) uma segunda opinião pode acalmar.

      Estou às ordens e desejo pronta recuperação.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  36. Rodrigo disse:

    Boa tarde! Coloquei lentes intra oculares à frente da íris. Só que num dos olhos tenho queratocone. Após colocação das lentes fiquei a ver menos desse olho e do olho direito vejo o que via mas ganhei astigmatismo. E parece que não é o suficiente. Axa que se retirar as lentes posso ficar pior?

    Curtir

    1. Rodrigo,

      Para responder o seu comentário, me diga:

      – Olho direito: miopia? astigmatismo?

      – Olho esquerdo: ceratocone (somente em um olho?), miopia, astigmatismo

      – A última receita

      – Utiliza lentes de contato? Que tipo?

      A lente que se refere “a frente da íris”, existe e a mais conhecida é a Artiflex – Artisan, é muito boa para corrigir altas miopias em jovens.

      Nem sempre é possível corrigir todas as deficiências e às vezes devem ser completados com uso de óculos.

      Este tipo de indagação deve ser feita ao cirurgião ou pedir uma segunda opinião a um especialista em este tipo de cirurgia.

      A suas ordens,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  37. Tatiana Santos Ramos disse:

    Boa tarde doutor meu pai operou de catarata a dois meses e agora descobriu que a lente está fora do lugar será que é por isso que ele ainda não está enxergando direito?

    Curtir

    1. Tatiana,

      Sem examiná-lo, não posso te dar uma resposta com 100% de certeza, mas de maneira geral, ele tem que fazer uns exames , talvez o ubm ( ultrassonografia bio microscópica ) e sim , deve sim procurar o médico ( ou o que o operou ou outro). Provavelmente, ele terá que reoperar. a cirurgia é de reposicionamento da lente intraocular, mas os exames normalmente definem a técnica e se tem algo a mais a ser feito.

      Cordialmente,

      Dr. Virgílio Centurion

      Curtir

  38. Brunna disse:

    Meu irmãozinho fez a 10 anos a cirurgia de remoção do cristalino e implantação da lente hoje essa lente saio do lugar, quais os riscos desse deslocamento?

    Curtir

    1. Bruna,
      Independente da idade do seu irmão, toda lente fora do local deve ser no mínimo acompanhada por um oftalmologista e quando estiver indicada, a cirurgia que a recoloque no local adequado.
      Cordialmente,
      Virgilio Centurion

      Curtir

  39. Solanger Paschoalino disse:

    Boa noite.
    Fiz uma cirurgia de catarata onde me informaram que após 3 semanas eu teria alta e não tive uma boa orientacão pré e pós operatória, e estou a dois dias de completar as 3 semanas e sinto a lente se mover e machucar os olhos dando até dor em algumas vezes, e dando também a sensação de areia no olhos e vista desfocada.
    Além do que, vejo um semi circulo na lateral exterior do olho que aparenta ser um corpo estranho.
    Gostaria de saber se este acontecimento é normal, pois minha médica se comporta de forma muito introvertida e diz que está tudo bem. Busquei uma segunda opinião e fui informada que tenho ainda algum líquido que fica na cirurgia e que deve se desfazer com o tempo.

    Curtir

    1. Solange,

      1°) Não há possibilidade de sentir a lente se mover

      2°) A dor e a sensação de areia não devem ter relação com a lente

      3°) O “semicírculo lateral”, entendo que seja à esquerda do olho esquerdo ou à direita do olho direito (não há referência sobre qual foi o olho operado) neste caso, se o semicírculo for uma sombra, tipo meia-lua, tem o nome de disfotopsia negativa e acontece em determinados tipos de lentes. Frequentemente é transitório, e na maioria das vezes desaparecem espontaneamente em + 3 meses. Caso não desapareça e cause muito incômodo, há formas específicas para tratar.

      4°) Não conheço o “liquido que fica na cirurgia”, não posso esclarecer esta informação.

      Cordialmente,
      Virgilio Centurion

      Curtir

      1. Solanger Paschoalino disse:

        Boa noite Dr. Virgílio.
        Agradeço profundamente sua eficiente e pronta resposta, pois encaixa muito bem com meus sintomas, e a minha médica não tinha um diagnóstico para esta questão da meia lua que enxergo.
        Quanto à areia e dor nos olhos foi diagnosticado uma pressão intra-ocular ocorrida provavelmente pelo colírio Pred-fort e parece que já está baixando pois fui medicada com Timolol. E quando a pressão estava maior, a sombra gerada pela disfotopsia parecia maior do que agora que a pressão está diminuindo.
        A sua resposta me ajudou muito, pois eu estava bastante preocupada, e vou conversar com minha médica à esse respeito.
        Espero que o senhor possa continuar fazendo este excelente trabalho com o blog, para dar orientações para nós (leigos) no sentido de uma melhor qualidade de vida e caminho a seguir.
        Muitíssimo obrigado.
        Solanger.

        Curtir

      2. Solange,

        Conte comigo. Leia sempre o blog.
        Cordialmente,
        Virgilio Centurion

        Curtir

      3. Milca disse:

        Boa noite
        Dr. Virgílio, a 1 mês minha mãe fez a cirurgia dá catarata e hoje ela foi pra uma revisão com queixas de não enxergar e vê tudo embaçado. A médica que a operou disse que a lente saiu do lugar e que não tem mais jeito , que ela vai viver até o fim dá vida com esse olho sem enxergar direito.. vi alguns comentários seus e percebi que a lente pode ser recolocada, estou correta?

        Curtir

      4. Milca: Deve haver um mal entendido, pois se o motivo real da baixa da visão é o deslocamento da lente, esta deve ser recolocada ou trocada para a melhoria da visão do paciente. É aconselhável discutir com o médico e ouvir uma segunda opinião.
        Cordialmente ,
        Virgilio Centurion

        Curtir

      5. ALACILENE disse:

        DR. VIRGÍLIO MEU FILHO OPEROU O OLHO DE CATARA O DIAGNOSTICO FOI HEMORRAGIA VITREA OU INFLAMATÓRIA ELE PERDEU A VISAO DO OLHO DELE FAZ 4 ANOS QUE ELE FEZ O IMPLANTE DE LENTE INTRAOCULAR É HOJE ESTOU DESESPERADA O OLHO DELE TA INCHADO MUITO VERMELHO O QUE FAÇO?

        Curtir

      6. Prezada Alacilene,

        Deve procurar consultar com urgência, pois deve ter algum problema relacionado à hemorragia vítrea que já teve ou um aumento da pressão intraocular.

        Sorte!

        Atenciosamente,
        Dr. Virgilio Centurion

        Curtir

    2. Jucireni sandy disse:

      Tenho ceratocone no olho esquerdo e estou c cirurgia marcada p retirar a catarata corro algum risco por causa de ter ceratocone ?

      Curtir

      1. Prezada Jucireni,

        Nenhum risco em relação à cirurgia da catarata para quem tem ceratocone.

        O resultado da refração (grau) após a cirurgia pode não ser o que o paciente deseja, devido ao ceratocone. Isto deve ser discutido com o cirurgião, pois é a característica destes olhos terem sempre algum grau após uma cirurgia sem intercorrências.

        Sorte e confiança!

        Atenciosamente,
        Dr. Virgilio Centurion

        Curtir

Registre suas dúvidas ou comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s