Catarata branca?

eye-exam-savings-for-students

Tenho 38 anos e fui diagnosticada com catarata subcapsular em ambos os olhos. Minha mãe foi diagnosticada com catarata há mais de três anos e o oftalmologista dela não está pensando em cirurgia. Mas o meu oftalmologista me disse que a minha catarata é do tipo branca e terá uma evolução rápida. Vou precisar de cirurgia ocular em ambos os olhos em cerca de um ano. De acordo com a avaliação dele, a doença progredirá mais ou menos da mesma forma nos dois olhos, de modo que elas poderão ser removidas ao mesmo tempo. O que significa “catarata branca”? Existe alguma coisa que eu possa fazer para ajudar a desacelerar a evolução da doença?

Muito basicamente, as cataratas relacionadas com a idade são de uma cor amarelada ou acinzentada.  O amarelecimento envolve todo o “núcleo” ou o interior do cristalino. A catarata subcapsular posterior é uma opacidade na parte posterior do cristalino. A catarata subcapsular desenvolve-se no centro de um eixo visual do paciente. Portanto, mesmo em seus estágios iniciais, ela pode ser visualmente mais debilitante do que o amarelecimento generalizado que ocorre com uma catarata nuclear relacionada com a idade. É por isso que a catarata subcapsular parece se desenvolver mais rapidamente e requer cirurgia mais cedo. Não há nada cientificamente comprovado que possa desacelerar este processo, a não ser que a catarata seja secundária a algum outro processo (por exemplo, induzida por medicamentos). Obviamente, a interrupção da causa secundária de uma catarata poderia retardar o processo. As suas cataratas provavelmente não irão ser removidas ao mesmo tempo (no mesmo dia), provavelmente haverá alguns dias ou semanas de intervalo entre a primeira e a segunda cirurgia. O que significa “catarata branca”? Quando a pupila muda da cor preta para branca, temos a catarata branca. A esta altura, a visão é praticamente nula e esta situação exige uma estratégia cirurgia diferente da “catarata não branca”.

 

6 comentários Adicione o seu

  1. cintia disse:

    Boa tarde, meu filho foi diagnosticado com catarata congenita ainda bebe, passou por cirurgia e removeu o cristalino, porém desenvolveu nistagma e hoje usa lentes de contato. Minha dúvida é: mesmo com nistagma ele poderá fazer a cirurgia para implantação das lentes intraocular, ou o nistagma prejudica a implantação?

    Curtir

    1. Estimada Cintia,

      O nistagmo, movimentos incontroláveis dos olhos geralmente por baixa visão, é consequência de problema(s) neurológico(s) ou devido à baixa visão associados a ambliopia (olho preguiçoso).

      A cirurgia visa realizar a correção ótica que deve auxiliar na qualidade de visão e qualidade de vida.

      O nistagmo não prejudica o implante e a cirurgia poderá ser realizada com anestesia geral ou com bloqueio. Discuta estas alternativas com o cirurgião responsável que irá explicar os detalhes.

      Sorte!

      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  2. Deolinda Conceição Taveira Moreira disse:

    Bom dia! Diagnostica com catarata, vejo o médico pedindo uma serie de exames para descobrir por que da catarata e a única coisa que relaciono é com a Zika que tive alguns meses atrás. O que encontrei disponivel na internet só fala de Zika e crianças. Gostaria de saber se existem estudos em adultos.

    Curtir

    1. Sra. Deolinda Conceição Taveira Moreira,

      Em relação a Zika, nada há na literatura como causa de catarata. O tema é muito recente.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  3. ernani disse:

    dr.
    fui diagnosticado com catarata posterio. Começou de repente e em 1 ano já não exergo nada. O esquisito é que é em apenas 1 olho. Tive uma febre há mais ou menos na época em que comecei a sentir os efeitos desta catarata. Na época foi diagnosticado dengue mas acho que foi zika virus pelo que hoje se comenta. Desconfio que isso pode ter causado a catarata pois do outro olho não tenho problema nenhum. Externamente não se vê a catarata exceto pela fotografia com o celular por exemplo onde se vê totalmente opaco a pupila. Isso pode ser reversível?. É possível que tenha sido causada pelo zica virus?

    Curtir

    1. Ernani,

      Segue texto sobre o que sabemos até agora do vírus zika e a visão:
      http://www.segs.com.br/saude/7351-infeccao-por-zika-virus-e-potenciais-manifestacoes-oftalmologicas.html

      Dr. Virgílio Centurion

      Curtir

Registre suas dúvidas ou comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s