Após a cirurgia de catarata: sensibilidade à luz

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

– Desde a minha cirurgia de catarata, meus olhos estão muito sensíveis à luz. Eu uso óculos de sol quase todo o tempo e meus olhos se cansam facilmente. A cirurgia foi feita no mês passado. Será esta uma condição temporária?

Apesar de pouco frequente a transição de ter uma lente (cristalino) nublada com catarata que bloqueie a entrada dos raios de luz nos olhos substituída por uma lente intraocular que permita que todos os raios de luz entrem nos olhos, pode torná-los sensíveis à luz por algumas semanas.

– Eu fiz uma cirurgia de catarata há cerca de quatro meses num olho e há oito meses atrás no outro olho. Ambas as operações foram bem sucedidas, sem complicações reais. Mas como eu trabalho como revisor de textos em tempo integral, comecei a sentir muito cansaço visual em ambos os olhos, bem como uma maior sensibilidade à luz da minha lâmpada da mesa de trabalho. Parece que a maioria das pessoas faz a cirurgia de catarata após a aposentadoria, de modo que os efeitos colaterais parecem não incomodar muito. Você já ouviu falar de efeitos secundários semelhantes? Há tratamento?

A sensibilidade à luz após a cirurgia de catarata é pouco frequente, depende de fatores individuais e externos; porém é temporário e sem significado clínico. Certifique-se de que sua fonte de luz está vindo de cima e não atrás de você e ou pela frente.

2 comentários Adicione o seu

  1. Francisco P Sanches disse:

    Fiz a cirurgia nos dois olhos. Enxergo melhor agora, não preciso de óculos para trabalhar com computador e nem para dirigir, no entanto, apareceu um efeito colateral que, como tecnólogo, atribuo ao formato impreciso das lentes, imagino que não sejam perfeitamente esféricas (nem poderiam ser), mas sim, facetadas. Devido a isso, iluminação forte e concentrada, como faróis de carros a noite, faz surgir halos concêntricos, não exatamente circulares, e raios longitudinais que ofuscam e e muito. Não me arrependo das cirurgias, as faria novamente porque os benefícios são evidentes, mas esse efeito deveria ser mencionado antes.

    Curtir

    1. Prezado Sr. Francisco,

      O seu depoimento esta relacionado a possíveis efeitos colaterais quando da utilização de lentes intraoculares multifocais, e estou de acordo com a sua opinião a respeito do esclarecimento deste tipo de fenômeno antes da cirurgia. Até onde chega o meu conhecimento, a maioria dos profissionais que indicam e/ou implantam estas lentes educam e informam os seus pacientes sobre os possíveis efeitos visuais não desejados, que são realmente pouco frequentes.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

Registre suas dúvidas ou comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s