Este slideshow necessita de JavaScript.

– Desde a minha cirurgia de catarata, meus olhos estão muito sensíveis à luz. Eu uso óculos de sol quase todo o tempo e meus olhos se cansam facilmente. A cirurgia foi feita no mês passado. Será esta uma condição temporária?

Apesar de pouco frequente a transição de ter uma lente (cristalino) nublada com catarata que bloqueie a entrada dos raios de luz nos olhos substituída por uma lente intraocular que permita que todos os raios de luz entrem nos olhos, pode torná-los sensíveis à luz por algumas semanas.

– Eu fiz uma cirurgia de catarata há cerca de quatro meses num olho e há oito meses atrás no outro olho. Ambas as operações foram bem sucedidas, sem complicações reais. Mas como eu trabalho como revisor de textos em tempo integral, comecei a sentir muito cansaço visual em ambos os olhos, bem como uma maior sensibilidade à luz da minha lâmpada da mesa de trabalho. Parece que a maioria das pessoas faz a cirurgia de catarata após a aposentadoria, de modo que os efeitos colaterais parecem não incomodar muito. Você já ouviu falar de efeitos secundários semelhantes? Há tratamento?

A sensibilidade à luz após a cirurgia de catarata é pouco frequente, depende de fatores individuais e externos; porém é temporário e sem significado clínico. Certifique-se de que sua fonte de luz está vindo de cima e não atrás de você e ou pela frente.