Cirurgia de catarata salva vidas e reduz acidentes de carro

A cirurgia de catarata não só melhora a visão e a qualidade de vida dos idosos, mas também é, aparentemente, uma forma de reduzir o número de acidentes de carro. A pesquisa foi apresentada durante o encontro anual da Academia Americana de Oftalmologia.

Não há dúvida de que uma boa visão é essencial para evitar acidentes de carro. Mas qual é o impacto real de um tratamento que melhora a visão nas taxas de colisão de automóveis? É significativo para que os sistemas de saúde garantam que as pessoas não esperem meses entre o diagnóstico da catarata e a cirurgia? Para responder a estas perguntas os pesquisadores analisaram as taxas de acidentes dos residentes na Austrália Ocidental, antes e após a cirurgia de catarata, no primeiro olho.

No estudo, foram incluídos dados de 27.827 pacientes que tiveram a catarata removida de um olho, entre 1997 e 2006. Os registros de pacientes foram cruzados com o banco de dados Australian Western Road Injury para identificar os envolvidos em um acidente de automóvel, 12 meses antes e 12 meses após as respectivas datas de cirurgia. Todos os pacientes tinham mais de 60 anos. A maioria dos pacientes envolvidos em acidentes de carro era do sexo masculino com idades entre 70-79 anos e viviam em áreas metropolitanas.

Os pesquisadores concluíram que a cirurgia de catarata reduziu a frequência de todos os acidentes em 12,6%, após a contabilização de outros fatores de confusão em potencial. Eles estimaram uma economia de custo com a redução dos acidentes em cerca de  4,3 milhões de dólares. Cada operação economizou cerca de 150 dólares em custos com acidentes.

Na Austrália e em outros países, as pessoas muitas vezes têm de esperar semanas ou meses para realizar a cirurgia de catarata após o diagnóstico. Este estudo reforça o entendimento que este atraso impacta significativamente não só a qualidade de vida dos pacientes, mas também a segurança pública e a saúde dos pacientes. Os autores dizem que mais pesquisas são necessárias para comparar as taxas de acidentes, antes e depois, da cirurgia de catarata no segundo olho dos pacientes.

Registre suas dúvidas ou comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s