Antidepressivos x risco de desenvolver catarata

Alguns medicamentos antidepressivos estão associados a uma maior probabilidade de desenvolver catarata, de acordo com um novo estudo de pesquisadores da University of British Columbia, Vancouver Coastal Health Research Institute e da Universidade McGill.

O estudo, baseado em um banco de dados de mais de 200.000 habitantes de Quebec, Canadá, com mais de 65 anos, mostrou relações estatísticas entre um diagnóstico de catarata ou de cirurgia de catarata e a classe de medicamentos chamados inibidores seletivos de recaptação da serotonina, bem como entre a catarata e as drogas específicas dessa classe.

Publicado online na revista Ophthalmology, o estudo não prova causa, mas apenas revela uma associação entre o uso dos inibidores seletivos de recaptação da serotonina e o desenvolvimento da catarata. Este estudo de relações estatísticas é o primeiro a estabelecer uma ligação entre esta classe de drogas e a catarata em seres humanos. Estudos anteriores em modelos animais demonstraram que essa classe de medicamentos pode aumentar a probabilidade de desenvolver essa condição.

No entanto, quando olhamos para os benefícios dessas drogas, os benefícios do tratamento para depressão ainda superam o risco de desenvolver cataratas, que são tratáveis e relativamente benignas. Os pesquisadores concluíram que os pacientes que tomam os inibidores seletivos de recaptação da serotonina, no geral, apresentam 15% mais probabilidade de serem diagnosticados com catarata ou de fazer uma cirurgia de catarata.

Registre suas dúvidas ou comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s