Quais as complicações da cirurgia de catarata? – parte 03

De acordo com a ASCRS, os estudos mostram que 95% dos pacientes que implantam uma lente intraocular durante a cirurgia de catarata têm sua visão totalmente restaurada ao seu estado pré-catarata. E se o paciente fizer o implante de uma lente intraocular premium, sua  visão pode ser ainda melhor do que era antes.  As pessoas cuja visão não melhoram, após a cirurgia de catarata, têm frequentemente distúrbios oculares subjacentes, como degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, glaucoma e outras doenças oculares. Alguns destes indivíduos podem se beneficiar de outros procedimentos  oftalmológicos.

As complicações mais frequentes, em ordem de ocorrência, após a cirurgia de catarata, são:

  1. Refração residual inesperada;
  2. Opacificação da cápsula posterior;
  3. Edema macular cistoide;
  4. Infecção / Inflamação.

Refração residual inesperada: ou seja, o grau de óculos necessário após a cirurgia não corresponde a aquele combinado previamente com o médico. As causas são as mais variadas, desde as características do próprio olho do paciente, possíveis complicações durante a cirurgia, peculiaridades no cálculo da lente e a escolha da lente mais adequada para o caso e também a não utilização de LIO de alta tecnologia que frequentemente é de custo mais elevado e deve ser custeada pelo paciente.

Edema macular cistoide: incidência muito rara. É um “inchaço” da região macular que compromete substancialmente a qualidade da visão pós cirurgia. Na imensa maioria das vezes o tratamento é clínico (colírios de anti-inflamatórios) e existem serviços que utilizam rotineiramente colírios para prevenir esta complicação.

Registre suas dúvidas ou comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s