A cirurgia de catarata pode ser refeita?

A cirurgia de catarata não pode ser revertida, uma vez que a lente natural turva do olho é removida durante um procedimento, esta  não pode ser colocada de volta no olho. Mas, se houver um problema com a lente intraocular (LIO), utilizada durante o procedimento, ou algum outro tipo de complicação, aspectos da cirurgia podem ser ajustados ou refeitos. Isto inclui o reposicionamento da LIO ou retirá-la e substituí-la por uma lente diferente. Por exemplo, se uma LIO multifocal é implantada para corrigir a presbiopia e não fornece visão adequada de perto ou provoca halos ou outros problemas de visão, ela pode ser removida e substituída por uma LIO para corrigir a presbiopia. A cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros e mais frequentemente realizados nos Estados Unidos. A necessidade de rever este procedimento é raro.

8 comentários Adicione o seu

  1. Romeu Rodrigues disse:

    Fiz a cirurgia ainda pequeno, nasci com catarata congênita, segundo me disseram devido ao crescimento do globo ocular, ambas as lentes se desligaram, a do olho esquerdo foi muito prejudicada, tanto q quase n enxergo por ele, uso apenas o direito qtb n é lá essas coisas. É possível refazer?

    Curtir

    1. Prezado Sr. Romeu,

      1º) Na catarata congênita quando em ambos os olhos, é frequente ter um olho com melhor visão. O olho pior, é um olho “fraco” que em oftalmologia tem o nome de olho amblíope.

      2º) Necessita fazer um exame bem detalhado, com especialista em catarata para avaliar a possibilidade de nova cirurgia. Existem hoje várias opções de implante que podem ser avaliadas, em especial o custo-benefício de nova cirurgia em malformação congênita.

      Não desista, a medicina avança a passos largos! Sorte!

      Cordialmente,
      Virgilio Centurion

      Curtir

  2. José Natal de Aguiar disse:

    Fiz a cirúrgia de catarata a 10 dias no olho esquerdo, e uns 30 dias do olho direito, foi usado um par de lentes de 3800,00 reais cada uma, no início ele min disse que usaria óculos somente para perto e para leitura e agora mim receitou uso de óculos para longe e para perto o que pode ter acontecido.

    Curtir

    1. Prezado José Natal de Aguiar,

      O cálculo da lente que corrige a visão de longe com uso de óculos para perto pode não ser tão exato que elimine a possibilidade de usar óculos. Se o grau que sobrou for muito importante, pode ser feito uma correção com laser, este procedimento é conhecido como lasik, se o grau for muito pouco para longe, o melhor é não mexer.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  3. ANA PAULA BRAZ disse:

    Minha mãe fez cirurgia de catarata há cerca de 6 meses, desde então ficou com a vista “escura”, embaçada, não conseguiu enxergar mais como antes, mesmo com os novos óculos que fez. Seria possível refazer a cirurgia, pois já fez vários exames, foi a outros especialistas (Glaucoma, Retina, Neuroftalmo) e no entanto nenhum consegue decifrar o porque dela não enxergar direito.
    Agradeço imensamente se alguma luz nos for dada.

    Curtir

    1. Prezada Ana Paula,

      Existe uma entidade clínica que é conhecida como NOIA – neurite óptica idiopática anterior, que deve ser pesquisada. É muito raro, porém é a única hipótese que tenho no momento já que foi examinada por especialista em glaucoma, retina, neuroftalmo.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  4. Camila Tais Silva disse:

    Minha mãe realizou a cirurgia a cerca de dois anos, mas não teve bom resultado, ja realizou diversos exames e como tem glaucoma está apreensiva, pois pode perder a visão. A lente pode ser trocada, uma vez que ñ houve adaptação e ela não está conseguindo enxergar.

    Curtir

    1. Prezada Camila,

      Você deve ouvir uma segunda opinião com especialista em catarata. Se a cirurgia está em ordem, o problema é o glaucoma. Se o glaucoma estiver em ordem, controlado, com exames estáveis e a cirurgia da catarata tiver problema, analisar qual o motivo e tentar resolver.

      Não consigo entender o que você chama de “não adaptação às lentes”.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

Registre suas dúvidas ou comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s