A cirurgia de catarata pode corrigir o astigmatismo?

Existem várias maneiras pelas quais a moderna cirurgia de catarata pode corrigir o astigmatismo. Uma opção é substituir a lente natural turva do olho por um tipo especial de lente intraocular (LIO) de tecnologia avançada chamada de LIO tórica. Para uma maior precisão na colocação de uma LIO tórica, muitos cirurgiões de catarata recomendam a cirurgia de catarata a laser. Outras maneiras de corrigir o astigmatismo, durante a cirurgia de catarata são as incisões relaxantes limbares (IRL). Neste procedimento, uma ou mais incisões em forma de arco são feitas junto da periferia da córnea. Este remodelar torna a córnea suavemente mais esférica, eliminando o astigmatismo. Se o astigmatismo ainda for um problema após a cirurgia de catarata, procedimentos cirúrgicos adicionais podem ser realizados para reduzir ou eliminá-lo depois que o olho estiver recuperado totalmente do procedimento de catarata. Estes incluem: ceratotomia astigmática (AK), que é um procedimento semelhante ao realizado com uma lâmina cirúrgica, Lasik ou um laser femtosegundo.

4 comentários Adicione o seu

  1. Anto disse:

    Bom dia. Por Favor,fiz implante de lente Alcon ACRY sofiq no olho esquerdo ,enxergo muito bem somente p/longe.A solução p/ perto,seria implantar lente p/perto no outro olho? para que eu não use mais os óculos? Agradeço a gentileza da informação

    Curtir

    1. Prezado Antonio,

      É uma opção de técnica que recebe o nome de monovisão, um olho para longe e outra para perto.

      A maioria dos pacientes que foram selecionados para esta técnica ficam satisfeitos, pois dá uma independência social ao uso de óculos, porém para dirigir por longo período ou para leitura prolongada será necessário uso de correção com óculos.

      Se você acha que a visão para longe está ótima e não se incomoda de utilizar óculos para perto, discuta com o cirurgião para deixar os dois olhos iguais e daí para utilizar óculos para perto.

      O importante é sentir-se confortável com a escolha.

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  2. Acácio disse:

    Tenho astigmatismo e recentemente fiz fotocoagulação nos dois olhos para uma degeneração periférica. Tenho visto halos nas luzes a noite. É possível que a foto tenha provocado catarata? Minha vó teve catarata, minha tia..

    Curtir

    1. Estimado Acácio,

      É quase impossível a fotocoagulação da retina provocar catarata, pois o comprimento de onda deste específico tipo de laser é destinado para agir na retina, atravessando a córnea, o cristalino e o vítreo sem efeitos secundários.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurión

      Curtir

Registre suas dúvidas ou comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s