A cirurgia de catarata cura as moscas volantes?

A cirurgia de catarata restaura a visão que foi diminuída devido à turvação do cristalino do olho, que está localizado logo atrás da pupila. Flocos do vítreo ocorrem na parte posterior do olho (o corpo vítreo situa-se na cavidade da parte de trás do globo ocular, entre a lente e retina), a remoção da catarata e a implantação de uma lente intraocular (LIO) não vão diminuir a ocorrência de flocos vítreos. Na verdade, se você tem flocos vítreos, o aumento da clareza da visão, após a cirurgia de catarata, pode fazer as moscas volantes se tornarem mais visíveis.  Flocos vítreos são comuns. A maioria das moscas volantes são relativamente pequenas e são apenas um aborrecimento menor, sob certas condições de iluminação. Se você estiver incomodado por grandes flocos vítreos, após a cirurgia de catarata, solicite um encaminhamento a um oftalmologista especializado no tratamento de moscas volantes. Em alguns casos, um procedimento com laser pode ser feito com segurança para eficazmente remover grandes moscas volantes que interferem na visão confortável ou uma cirurgia conhecida como vitrectomia.

10 comentários Adicione o seu

  1. Wisyane Costa disse:

    Olá. Tenho 28 anos, tive toxoplasmose aos 17 anos e recidiva aos 20. Aos 22 fiz um exame com contraste e meu oftalmologista constatou que graças a Deus a cicatriz da doença ocorreu num lugar tao periférico que ele nem conseguiu obter registrar na foto. Todavia, desde então passo uns período com a visão perfeita e outros com um negócio estranho flutuando no olho. Meu médico explicou que provavelmente é um pedaço da cicatriz que descolou e está no vítreo. Minha pergunta é: uma cirurgia a laser ou vitrectomia pode prejudicar mais visão do que se eu deixar como está?

    Curtir

    1. Prezada Wisyane,

      Deve consultar um retinólogo, especialista neste campo. Porém, se a sua visão está normal, o bom senso manda não mexer.

      Caso o sintoma seja insuportável, pode ser tratado com vitrectomia e às vezes com laser especial, que acredito não tenhamos ainda no Brasil.

      Atenciosamente,

      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  2. Cristiane disse:

    Fiz cirurgia de catarata há 5 dias e vejo como se wstivesse olhando por um vidro meio sujo e apareceram moscas volantes. Isso é normal?

    Curtir

    1. Prezada Cristiane,

      Pode ser normal.

      É muito cedo para falar em visão final após a cirurgia, o que pode levar até 4 semanas.

      Discuta com o seu médico!

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

      1. Cristiane disse:

        Obrigada pela atenção, Dr. Virgílio! Hoje estou com 1 mês e 4 dias de operada. As moscas volantes aparecem e somem atualmente. A imagem está mais nítida, porém, às vezes se torna meio borrada e um pouco embaçada. Quando o meu colírio passou para apenas 1x ao dia, eu comecei a sentir um flash de luz. No olho que não está operado eu já havia visto flash de luz 2x e as moscas volantes também apareceram, porém, como uma fumaça e não como pontinhos e têia de aranha como no olho operado. Eu estive em uma revisão com o médico que fez a cirurgia e ele me disse que a cirurgia que ele fez está perfeita e que isso é doença do meu olho, que não tem nada a ver com a cirurgia. Isso procede? Estou meio perdida e preocupada, pois ontem descobri que o meu olho que não foi operado está com conjuntivite..

        Curtir

      2. Prezada Cristiane,

        As moscas antes ou após a cirurgia, são devido a “corpúsculos vítreos”, “manchas” no liquido da parte posterior do olho.

        Os flashes, podem indicar que o liquido da parte posterior “está se mexendo” ou deslocando. Isto deve ser examinado por um especialista em retina para que te deixe tranquila (aconselho deve ser feito com certa presteza). Às vezes é necessário aplicar laser.

        A “conjuntivite” nada tem a ver com tuas queixas.

        Sorte!

        Atenciosamente,
        Dr. Virgilio Centurion

        Curtir

  3. Ruth disse:

    E normal depois da cirurgia de catarata ficar vendo meio embassaso.

    Curtir

    1. Ruth: Não é normal ter visão embaçada após cirurgia de catarata.
      Discuta com seu cirurgião e/ou escute uma segunda opinião.
      Sorte!
      Virgílio Centurion

      Curtir

  4. Cristiane Mendes disse:

    Minha mãe fez uma cirurgia de catarata, onde a medica não conseguiu colocar a lente no mesmo dia da cirurgia, alegando a que colocaria a lente em uma segunda cirurgia , porque o olho da minha mãe era muito pequeno e sensível. Não entendi bem e disse que após 3 meses faria a segunda cirurgia para colocada da lente para que o olho cicatrizasse. A primeira cirurgia levou torno de 4 horas e minha mãe saiu sem a lente, sem enxergar e com derrame em seu olho. Ontem a mesma fez a segunda cirurgia para colocar a tal lente e a medica me disse que levaria apenas entre 1 hora , 1,30 de cirurgia , e lá se foram mais 4 horas..,
    Não entendi muito esse procedimento nem tão pouco a demora das cirurgias tanto a primeira para um resultado negativo, pois minha mae ficou sem enxergar e com 15 graus no olho da cirurgia , isso passou mais de 3 meses desta forma para colocar a lente. Vou hoje com ela para tirar o tampão e ver se a falha está na profissional ou algo que justifique esse trauma todo para uma cirurgia de catarata.????

    Curtir

    1. Cristiane: Necessito mais informações, pois é um caso complicado onde não foi possível o implante. Gostaria de saber como está a visão e o grau após o implante.
      Cordialmente,
      Virgílio Centurion

      Curtir

Registre suas dúvidas ou comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s