Vou precisar de óculos após a cirurgia de catarata?

Se você escolher a cirurgia de catarata padrão com o implante de lente intraocular (LIO), é provável que você possa  precisar de óculos de leitura e, possivelmente, óculos de computador ou outros óculos de finalidades especiais depois da cirurgia, dependendo de suas necessidades visuais. Mas há também opções de cirurgia de catarata que podem reduzir ou até mesmo eliminar a necessidade de óculos. Em particular, a combinação da cirurgia de catarata a laser e o implante de lentes de tecnologia avançada, tais como LIOs polifocais, que podem proporcionar excelentes resultados e que permitem que muitas pessoas possam se ver livres de óculos grande parte do dia. Outra opção é a monovisão após a cirurgia de catarata, onde o poder da visão única  é personalizado por meio de lentes intraoculares, em cada olho, para expandir a gama de visão quando os dois olhos são usados juntos. Neste cenário, o olho dominante fornece visão mais nítida à distância e o olho não-dominante fornece visão de perto mais nítida. Outra opção é realizar um procedimento refrativo secundário após a cirurgia de catarata. Por exemplo, o implante de lentes para correção da presbiopia em um olho, após a cirurgia de catarata, melhora a visão de perto, reduzindo a necessidade de óculos de leitura. Se você quiser a maior independência possível dos óculos, pergunte ao seu cirurgião as opções disponíveis e a melhor escolha para as suas necessidades visuais durante a sua preparação para a cirurgia de catarata.

Anúncios

2 comentários sobre “Vou precisar de óculos após a cirurgia de catarata?

  1. Gilberto Morais Netto disse:

    Caro Dr
    Fiz cirurgia de catarata a 7 dias com implante de lente multifocal (AT LISA 809 M +9.5); ocorre que, até o momento, tenho visão ótima para longe e péssima para perto,com foco apenas a cerca de 25 cm…(sem foco para distâncias menores e maiores pouco superiores à um braço); estou realmente preocupado pois a expectativa era de ter visão para longe e perto sem depender de óculos… sei que é complicado , mas o sr poderia comentar algo acerca do assunto.
    Ressalto que tenho 50 anos e nenhum problema se saúde adicional e a cirurgia foi feita apenas no olho direito.

    Agradeço desde já .
    Att
    Gilberto

    Curtir

    • Dr. Virgílio Centurion disse:

      Prezado Gilberto,

      Entendo que você:

      1º) Operou o olho direito de catarata e que ainda será operado do olho esquerdo (!?).

      2º) Pela graduação de lente (+9.50 D) você era portador de miopia (?!) antes da cirurgia.

      Os melhores resultados visuais com lentes multifocais se conseguem com implante em ambos os olhos, principalmente em relação à visão de perto. Daí que: 1º) falta a cirurgia do olho esquerdo; 2º) se a distância para perto (40-45 cm) lhe parece muito próxima (principalmente porque deve estar comparando com o olho esquerdo!) deve discutir com o cirurgião a possibilidade de colocar uma graduação no olho esquerdo que compense esta distância “tão curta”.

      Uma observação positiva: visão ótima para longe (você está satisfeito), a lente é ótima, portanto é uma questão de acertar ou regular o segundo implante para a distância de 45 cm ou 60 cm (computador).

      Ouça uma segunda opinião para ficar mais calmo!

      Sorte!

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

Registe sua pergunta, comentário, dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s