Blog da Catarata

Tudo o que você deseja saber sobre a cirurgia de catarata

Dr. Virgílio Centurion

Dirijo o corpo clínico do IMO. Graduei-me, em Medicina, pela Escola Paulista de Medicina, em São Paulo, onde também fiz a residência em Oftalmologia. Hoje, sou especialista no campo das cirurgias de catarata e refrativa. Mantenho intensa atividade profissional e acadêmica. Sou palestrante trilíngue – inglês, português e espanhol – em encontros oftalmológicos regulares no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Tenho prazer em dividir e compartilhar a experiência profissional acumulada. Sou membro da ALACCSA, Associação Latino-Americana de Cirurgiões de Córnea, Catarata e Cirurgias Refrativas, council da International Society of Refractive Surgery of the American Academy of Ophthalmology. Integro o conselho editorial de diversas publicações internacionais sobre oftalmologia, como: Ocular Surgery News, Highlights of Oftalmologys, Eyeworld, Oftalmologia em Foco, Revista Brasileira de Oftalmologia, Revista Espanhola de Microcirurgia Ocular. Acredito que a medicina é enriquecida quando novas pesquisas científicas são conduzidas, por isso dedico-me também ao estudo e ao aprofundamento científico. Este trabalho resultou na edição de dez livros, 17 capítulos em livros de outros autores e mais de 100 artigos científicos.

51 comentários em “Dr. Virgílio Centurion

  1. Dr. Virgilio,
    quais os riscos de uma cirurgia de catarata avançada em olho seco? Até que ponto vale a pena se submeter a um ato cirurgico, quando os resultados são incertos? Obrigada.

    Curtir

    1. Prezada Anna,

      A catarata é uma doença que progride, piora até a perda total da visão.

      Como toda doença, ao tratar o mais precoce melhores são os resultados.

      O olho seco pode ser tratado e manter um certo equilíbrio. Não impede a cirurgia, o que pode ser discutido é a utilização de lentes intraoculares de focos múltiplos.

      Os resultados não são incertos.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

      1. Obrigada pela gentil resposta.
        Sinto-me um pouco mais segura, principalmente se interpreto sua afirmação ” Os resultados não são incertos” como “É preferível operar em um estagio precoce da doença, mas operar em um estagio avançado da doença não impede que os resultados da cirurgia sejam satisfatórios”. Posso interpretar assim?

        Curtir

  2. Boa tarde! Dr. Virgílio fiz uma cirurgia de estrabismo quando tinha 5 anos e hoje aos 52 preciso de um prontuário médico da cirurgia que infelizmente perdi a visão de um deles sendo assim como monocular preciso de laudos médicos para a possivel aposentadoria já que foi sancionado como deficiente o monocular e prevê uma aceleração na aposentadoria visto que por isso passei muitos problemas e até exclusão ! Dr. Virgílio isto é possível? Desculpe se sai do contrato mais sei que pela sua experiência deve me responder e lógico sem nenhum comprometimento . Grata

    Curtir

    1. Prezada Rosangela,

      Acredito que uma consulta com oftalmologista e talvez com exames complementares seja possível diagnosticar a falta de visão monocular.

      Em estrabismo que tem este tipo de problema, não é por causa da cirurgia e sim do próprio estrabismo e recebe o nome de ambliopia.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

      1. Bom dia ! Certo , muito obrigada por responder sendo assim posso pedir um laudo médico que identificará a ambliopia e muito importante eu saber a causa como o senhor explica que não foi o ato cirugico e sim a própria doença .

        Atenciosamente
        Rosangela

        Curtir

  3. Boa tarde Dr.
    Meu esposo 41 anos , alto míope, tem DRtotal OD. O olho Esquerdo apresentou DR a 4 anos e foram feitas 2 cirurgias de retina ( no BOS- Sorocaba) com o tempo apareceu a catarata e glaucoma.
    Há 7 dias fez a cirurgia de catarata ( numa clínica particular) e a partir das primeiras 24h de cirurgia a visão só tem piorado, visão tripla e embaçado.
    O cirurgião alega q está TD no lugar e q após desenflamar irá voltar a ler , e havia dito inicialmente q a lente colocada iria combater a miopia, não precisando mais de óculos.
    No 5° dia de P.O disse q precisaria de pelo menos 4graus, e q não existe lente q cura a miopia p auto míope, de 12 graus
    anteriormente.
    Mas a visão tripla continua, não foca , não lê. Ela pode estar torta ou ter erro de cálculo, e o médico estar mentindo?

    Curtir

    1. Fernanda,

      O retorno da visão no pós operatório de catarata de pacientes 1º) Olho único, 2º) “Alto” míope, 3º Tratado de descolamento de retina, 4º) Com glaucoma, não e igual ao de um olho sem todos estes problemas.
      De acordo com seu relato, o cirurgião confirma que com aproximadamente “-4.00” a visão poderá voltar ao normal após melhorar da inflamação pôs cirurgia.
      1º) Deveria ter uma segunda opinião para ficar mais calma em relação ao resultado
      2º) Poderia ser receitado um óculos provisório que irá corrigir (aproximadamente) o grau que sobrou e após 2 ou 3 semanas se faz a receita definitiva.
      3º) No momento e ficar calma, fazer o pós operatório e aguardar o resultado final para em um 2º tempo tentar corrigir a visão definitiva, caso seja necessário.
      Me mantenha informado. Estou as ordens, “Força”.

      Virgílio Centurion

      Curtir

      1. Obrigada por responder Dr.
        Fomos em mais uma consulta, e o médico constatou que enquanto fazia o exame par a confecção da lente para ser usada na cirurgia, o óleo de silicone q ele tinha ( deixado em cirurgia anterior de retina) entrou na frente e atrapalhou, alterando o grau.
        Sendo assim, agora ao invés de miopia, ele disse q agora tem hipermetropia, passou óculos multifocal 4,75 p longe e 2,5 p perto.
        Uma decepção pra quem estava certo q ia se livrar dos óculos.
        Dr disse q é arriscado refazer a cirurgia. E q tem q ficar assim.

        Curtir

  4. Jose Carlos Lopes
    07/08/2020
    Boa noite Dr Virgilio Centurion
    Tenho espessura macular alterada, ausencia de fluido intraretiniano e depressão ausente.
    itensa rararefação pigmentar bilateral, atrofiado EPR geografica no polo posterior de amos os olhos associado a alterações pigmentares. Observa-se extensa area de atrofia pigmentar e visualização dos vasoa da coroide.
    Qual sua análise sobre esta Angiografia Fluorescenica?

    Curtir

    1. Prezado João Carlos,

      A descrição da angiografia com fluoresceína corresponde a degeneração macular tipo atrófica, deve ser associada à: 1) acuidade visual com uso de óculos (?), 2) campo visual centra e 3) OCT macular.

      Deve ser analisado e acompanhando pelo seu oftalmologista a cada 6 meses.

      O especialista responsável por este tipo de problema é o oftalmologista retinólogo.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  5. Bom dia, Dr. Vigílio,
    Estou perdendo a visão de 3 anos para cá. Fiz diversos exames e por fim fiz o exame genético. O problema está em meu gene BEST1. Lendo sobre a doença de Best, eu me enquadro perfeitamente. Já sou considerada com visão subnormal, não posso mais dirigir e tenho muitas dificuldades. Por ser uma doença rara, gostaria de saber se o senhor teria algum aconselhamento para mim? Obrigada

    Curtir

    1. Elvira

      Esta doença geralmente se trata em serviços de uveites das universidades. Na Unifesp (Escola Paulista de Medicina) a Dra. Eloisa Nascimento e a pessoa mais autorizada para orientar o seu caso.

      Cordialmente

      Dr. Virgílio Centurion

      Curtir

  6. Boa tarde Dr Virgílio
    Eu já fiz uma pergunta ao Senhor tratando se de uma troca de lente após passar quase dois anos de cirurgia de catarata
    Não sendo possível a troca de lente optamos para o uso de óculos e com o uso de óculos não ficou sem por cento mas melhorou bastante
    Mas o óculos e de cinco graus e meio e causa muito em cima do nariz além de eu ser músico fica complicado para ler a partitura
    Por esse motivo estou querendo trocar o óculos por lentes de contato gastaria de saber sua opinião está com lentes melhora a visão e tira o desconforto do óculo
    Desde já agradeço sua atenção
    Muito obrigado
    E um forte abraço

    Curtir

    1. Prezado Nelson,

      Em teoria não há contraindicação para o uso de lentes de contato (LC) após cirurgia de catarata. O problema é saber qual o grau para longe e qual o grau para perto; pois existem lentes de contato para diferentes situações.

      Se a correção da deficiência for para longe, óculos para perto ou lentes de contato multifocais.

      Sugiro passar em consulta com o oftalmologista, que deverá orientar a adaptação; caso tenha conforto e boa visão, podem ser utilizadas com muitas vantagens sobre os óculos.

      Cordialmente,
      Virgilio Centurion

      Curtir

  7. Fiz cirurgia de catarata no olho esquerdo em 31/01/2019 e, desde o dia seguinte ao procedimento dia 01/02, venho observando uma mancha escura – meia lua – na lateral esquerda do olho operado.

    Curtir

    1. Sra. Terezinha,

      1º) Fale com o cirurgião!

      2º) Possibilidades:
      – Problema relacionado à retina, deve ser excluído.
      – Sensação visual, que se chama “disfotopsia negativa”, que é a percepção por parte do paciente de uma “meia-lua” escura na parte lateral do olho com implante. A grande maioria desaparece com o tempo, deve aguardar pelo menos 3 meses. Não é considerado complicação cirúrgica.

      Cordialmente,
      Virgilio Centurion

      Curtir

      1. Dr. Virgílio , eu pareço moscas volantes, as quais incomoda-me muito, qual seria o tratamento adequado que o senhor me aconselharia?

        Curtir

      2. Sr. Magno,

        – Moscas volantes normalmente são bem toleradas.

        – Pode consultar com um cirurgião de retina e vítreo, que em casos selecionados poderá ser realizada uma cirurgia: vitrectomia posterior.

        Cordialmente,
        Dr. Virgilio Centurion

        Curtir

    2. Dr. Virgilio bom dia.
      Tenho 56 anos.
      A 60 dias fiz cirurgia de catarata, e não estava enxergando voltei no oftalmo e o mesmo disse que minha lente está fora do lugar. tinha que refazer .
      Há 4 dias refiz a cirurgia com implante e nova lente porém estou enxergando muito mal, está turvo e com visão dupla.
      Tenho dor no olho.(Ele disse que é porque fez sutura?
      Oque pode ser?
      Tô ficando assustada.
      Obrigado por responder.

      Curtir

      1. Prezada Clecira Fatima,

        1º) Calma!!

        2º) Parece que teve intercorrência, algo não programado na cirurgia, por este motivo teve uma segunda intervenção onde foi “dado ponto / sutura”.

        3º) Na dúvida, escute uma segunda opinião com especialista em catarata. Não deixe passar muito tempo, pois em casos complicados a tentativa de solucionar deve ter uma certa urgência.

        Sorte!

        Cordialmente,
        Dr. Virgilio Centurion

        Curtir

  8. Boa noite Dr. Virgílio! Gostaria de uma opinião sua… Fiz cirurgia de catarata em 15/10/2018 no olho direito. No dia seguinte, ao retirar o curativo, enxerguei muito bem, mas a partir daí notei que a minha visão está piorando gradativamente, principalmente à noite. Após a cirurgia, o médico receitou o uso de colírio com corticóide, por 40 dias, cuja dose deve ser reduzida gradativamente. Na cirurgia, foi colocada a lente tórica. Tenho que operar o outro olho, mas estou com medo. É normal acontecer a piora da visão? Pode ser por causa do uso do colírio com corticóide? Quando converso com o médico, ele diz que está tudo normal e que a cirurgia foi um sucesso, mas minha visão continua piorando.

    Curtir

    1. Prezada Sra. Maria Rocha,

      O normal com as lentes tóricas é a visão melhorar a cada dia.

      Se a visão está piorando, deve ser discutido com o cirurgião e/ou obter uma segunda opinião com especialista em cirurgia de catarata.

      Se a cirurgia “é um sucesso” deve existir outra causa responsável pela visão reduzida, que pode estar na posição da lente ou problema na retina.

      Não deixe passar muito tempo. Converse com o seu médico e obtenha uma segunda opinião.

      É melhor para o paciente e para o médico.

      Cordialmente,
      Virgilio Centurion

      Curtir

      1. Prezado Dr. Virgílio:
        Agradeço muito as informações recebidas! Vou conversar novamente com o médico e, persistindo essa situação, vou procurar uma segunda opinião, como o Sr. sugeriu.
        Cordialmente,
        Maria Rocha

        Curtir

  9. Boa noite Dr.Virgilio
    Doutor eu gostaria de saber se o Senhor pode me tirar uma dúvida a mais ou menos dois anos eu eu fiz cirurgia de catarata so que no olho direito eu so enxergava letras enormes e ainda assim um pouco embaçado mas do olho esquerdo a minha visão era razoável eu fazia uso de óculos de três graus no olho esquerdo e no direito era plano e agora depois da cirurgia piorou a minha visão falei com a profissional que fez a cirurgia mas ela não quer fazer a substituição da lente sendo que eu procurei outro profissional e ficou comprovado que ela errou no grau da lente então a procurei novamente mas ela se recusa a substituir a lente ela alega que corro risco e além de eu estar usando óculos de cinco graus e meio ainda enxergo menos do que eu enxergava e vejo tudo embasado
    Dr.a cirurgia foi pelo sus pois não tenho recursos para pagar
    Por favor o Senhor pode me se mesmo depois de dois anos tem possibilidade de substituir a lente ou não
    Aguardo seu retorno ansioso

    Nelson Pelaes Castilho

    Curtir

    1. Prezado Nelson,

      Da maneira que está sendo apresentado o problema, é uma diferença de grau entre um olho e outro e sobra de grau acima do esperado no olho esquerdo.

      1º) Após dois anos ou após uma semana, nestes casos, a melhor opção para corrigir o grau e ter o mínimo de possibilidade de complicações é colocar uma segunda lente. Esta técnica é conhecida como polipseudofacia ou piggyback (em inglês).

      2º) A outra possibilidade é a troca da lente, que é mais segura nos primeiros dias de pós-operatório.

      Pela diferença do grau que foi comentado, eu em particular, preferiria a primeira opção, ou seja, implante de uma segunda lente após realizado os exames de rotina.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  10. Fiz cirurgia de cataratas , com muito tempo ,em uma briga, tomei um soco é a lente implantada saiu do lugar , passei quase um ano para procurar o meu oftalmologista , responsável pela cirurgia. Foi feito outro procedimento para colocar a lente no lugar, porém com menos de um mês , ao espirar ela saio novamente ,pois com o tempo que fiquei sem procurar o médico a pupila ficou deformada por conta da posição que a lente ficou .foi feito outra cirurgia, no caso com essa última 3 ao todo.
    Pretendo retirar a lente, pois ela não fica fixada onde deveria ficar e doe é incomoda muito.
    Se o médico retirar vou ter prejuízo na visão?

    Curtir

    1. Prezado Acassio,

      Pelo que você relata a lente deve ser retirada, sem lente a visão ficará muito baixa.

      Discuta com o seu oftalmologista a possibilidade de fixação escleral ou iridiana. Uma técnica mais complexa. A última opção seria a utilização de lentes de contato.

      Sorte!

      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  11. Minha mãe acorda todos os dias com as palpebras grudadas. Só nas beradas juntos dos cílios, tanto de cima quanto de baixo, não consigo abrir e as vezes doem, e as vezes tem que ajudar com a mão. Durante o dia não acontece nada, somente quando ela acorda. O que é isso?
    muito obrigada,
    Luciene

    Curtir

    1. Prezada Luciene,

      Pode ser portadora de “olho seco” ou infecção das vias lacrimais.

      Inicialmente você deve consultar um oftalmologista porque poderá ter complicações mais graves.

      Caso demore a consulta, instile um colírio lubrificante Systane UL de 3/3 horas que deve aliviar a sintomatologia.

      Não esqueça, procure um oftalmologista hoje!!

      Sorte!

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

    2. Fiz cirurgia em um olho com a lente monofocal.correu tudo bem.gostaria de colocar a multifocal no outro olho.é possível?alguns médicos q conversei disse q ficará esquisito.
      Obrigada

      Curtir

      1. Luciene:

        1) Se os exames permitirem pode ser colocado neste olho uma 2º lente, que recebe o nome de Lente Intra-Ocular complementar.
        2) Caso tenha que operar o outro olho, poderia implantar a Lente Multifocal e avaliar se é necessário colocar a complementar no primeiro olho operado.

        Cordialmente,

        Dr. Virgilio Centurión

        Curtir

  12. Minha avó foi recentemente diagnósticada com catarata, ( mas a uns 3 meses antes do diagnóstico ela lia muitos livros, lia diariamente) . Minha dúvida é se isso é comum “aparecer” a catarata assim tão rápido. Se há limite de idade para operação, ou algo que impressa ? Pois ela tem 82 anos, e tem um problema respiratório e utiliza oxigênio diariamente. Grata

    Curtir

    1. Angélica: A catarata é doença de idosos, geralmente acima de 70 – 75 anos e não há impedimento para a cirurgia pelo problema do DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), que geralmente é tratado com drogas que podem piorar a catarata.
      Converse com seu oftalmologista.
      Cordialmente,
      Virgilio Centurion

      Curtir

  13. Bom Dia Dr Virgilio,
    Sou Isabela Cordeiro e tfaco 53 anos em 8 dias e moro em Hamburgo Alemanha
    Acabo de ser diagoniticada há dois dias atrás :
    R RETINALE TELEANGIEKTASIEN
    Sei que isso nao é bom…mas estou muito querendo saber opiniao e através do meu Irmao Josias, vim conhecer o seu nome… aqui no momento estao me dizendo que a terapia para o meu caso nao funcionaria..
    Como devo agir…o senhora conhece algum nome de um especialista na Alemanha.
    Qual deveria ser o meu próximo passo?
    Fico muita.agradecidade por uma opiniao sua…
    Tenha um lindo dia para o senhora e todos ai!
    Um abraço
    ISABELA

    Curtir

    1. Estimada Isabela,

      Analisamos os exames realizados e a nós enviados por e-mail e achamos que deveria fazer o tratamento com anti-VEGF no olho acometido.

      O tratamento consiste em 3 injeções intraoculares, uma a cada 30 dias.

      Já demos maiores detalhes ao Josias, por telefone.

      Cordialmente,
      Dr. Juan Carlos S. Caballero (especialista em retina)
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

      1. Boa tarde! Tenho 53 anos e estou perdendo a visão de perto. Fiz uso da mono visão e hoje já não adianta mais. Gostaria de saber se existe uma cirurgia para devolver minha visão. Nunca utilizei óculo e não consigo me adaptar ao uso. Estou com 2.5 parA perto e longe vejo muito bem. Você pode me salvar??

        Curtir

      2. Rita,

        A cirurgia para correção da presbiopia ou vista cansada consiste em trocar o cristalino natural, que não funciona, por outro artificial que possa corrigir a visão de longe e perto. É uma técnica que se utiliza de rotina, deve ser avaliada sobre as vantagens e desvantagens para seu caso.

        Recomendo ouvir a opinião de um expert.

        Cordialmente,
        Virgilio Centurion

        Curtir

  14. Boa tarde Dr. Virgílio.
    Meu nome é Deiziene e sou mãe de um menininho de três anos de idade que tem histórico de catarata congênita bilateral total. No momento ele se encontra afácico, e me foi recomendando que ele faça o mais breve possível uma cirurgia para introdução de LIO em ambos os olhos, porém tenho dúvidas…
    Sendo que o olho desenvolve até os sete anos de idade, mesmo assim é recomendado esta cirurgia? Quais os riscos? Eu não entendo bem, não sei que caminho seguir, não sei se a cirurgia é o ideal no momento.

    Ele passou por uma vitrectomia aos cinco meses de idade, logo após passou a usar grau +10, aos 1 ano e meio por ai passou para +14, e agora aos três anos de idade usa grau +16. Faz estimulo visual duas vezes na semana e já vai para a escolinha, a acuidade visual dele é de 20/100.

    Aguardo um retorno ansiosamente.

    Muito obrigada.

    Curtir

    1. Estimada Deiziene,

      A conduta na catarata congênita, já operada e afácico, é o implante de lente intraocular a partir de 2 anos de idade. Em teoria, auxilia na recuperação visual e diminui a chance da ambliopia. A cirurgia creio que é impossível não ser realizada, em benefício da recuperação visual do paciente.

      O mais importante: a equipe que trata deste tipo de doença deve ser multidisciplinar: cirurgião, serviço de ortóptica – visão subnormal, psicólogo, etc.

      O caminho é longo, porém compensador.

      Cordialmente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

      1. Muita grata pela atenção Dr. Virgílio, tenho notado que ele tem preferencia pelo olho esquerdo quando aproxima um objeto próximo ao rosto (isso eu não mencionei no dia da ultima consulta com o oftalmologista.), esteja ele de óculos ou não. Estamos dando continuidade ao tratamento, consultamos recentemente no Hospital das Clinicas de BH e fomos dirigidos ao setor de visão subnormal + córnea, como o senhor mesmo citou o caminho é longo, demorado, mas em contra partida recompensador.

        Estamos na luta desde o nascimento dele, mas creio que a qualidade de vida dele só tem a melhorar com cada esforço empenhado.

        Novamente muito obrigada por sua preciosa atenção.

        Tenha um bom fim de tarde!

        Curtir

  15. Doutor, boa noite,
    Em pesquisa sobre catarata e suas complicações é que cheguei ao seu nome.
    Minha mãe, aos 71 anos fez uma cirurgia de catarata mal sucedida. Após a cirurgia seus olhos lacrimejam o tempo todo, segundo um dos oftalmologistas consultados a sua córnea está inchada. Por orientação, ela faz uso de colírios ininterruptamente. Atualmente sente dor e há momentos de perda da visão. Doutor, estamos em Santo André, ABC paulista. O senhor tem algum médico especialista que poderia nos indicar que pudéssemos passar em consulta? O senhor tem consultório? Estamos aflitos e em busca de um profissional que possa ajudar minha mãe. Obrigada

    Curtir

    1. Estimada Margarete Cano,

      Desculpe-me pelo atraso, estava participando de um congresso de oftalmologia fora do país.

      Córnea “inchada” após cirurgia de catarata é problema que merece atenção especial e que pode ser tratada com colírios específicos, com lentes de contato terapêutica e às vezes é necessário transplante.

      Para consulta, meu endereço é:
      IMO – Instituto de Moléstias Oculares
      Avenida Ibirapuera, 624 – Indianópolis
      Tel.: (11) 5573-6424

      Atenciosamente,
      Dr. Virgilio Centurion

      Curtir

  16. Boa noite Dr.Virgílio!
    Fui operado há 20 dias do olho direito para remover uma LIO que foi implantada em 2010 através de Cirurgia de Catarata (Tive Catarata precoce – 39 anos), pois um dos lados desta LIO havia se soltado. Então, fui informado pelo médico que iria necessitar fazer outra cirurgia para remover esta lente e colocar uma nova lente, e esta, seria amarrada internamente. Assim sendo, fiz a referida cirurgia, a qual aconteceu há 20 dias, como já disse acima e no dia 08/07/2016, ou seja, 18 dias após a cirurgia, a minha visão ficou totalmente embaçada, não tinha foco algum, ou seja, só via que existia luminosidade, mas não conseguia ver a “forma” de nada. Como meu médico está viajando e só volta daqui 10 dias, fui consultado por uma Oftalmologista Geral que atua na mesma clínica e ela me disse que a lente foi um pouco para a frente e girou também um pouco e que provavelmente terei que fazer uma nova cirurgia para a correção. Pois bem, minha pergunta é: como pode uma lente que foi “amarrada”, ir para frente e girar? Posso concluir que o procedimento não foi feito adequadamente, ou seja, houve falha no implante e no “amarrar” da lente? Por favor, gostaria de esclarecimentos a respeito, fazendo um grande favor. MODELO DA LENTE: ACRYSOF MA60AC / LENGTH(0T): 13.Omm / OPTIC(0B): 6.Omm UV / POWER 20,0D

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sr. Fabricio Euler,

      Por problemas no sistema, estamos respondendo hoje seu comentário datado em 13/07/16. Desculpe-nos pelo inconveniente.

      – A lente utilizada é de excelente qualidade.

      – A “lente amarrada” é uma situação especial e que é realizada por cirurgiões habilitados para tal. Porém, às vezes a anatomia do local está alterada e são necessárias outras opções para correção do implante no local adequado.

      A segunda opinião com um cirurgião experiente, sempre é um bom conselho.

      Cordialmente,
      Virgilio Centurion

      Curtir

Registre suas dúvidas ou comentários...